LogoCofen
Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
PRIMEIROS SOCORROS NA ESCOLA. A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO E TREINAMENTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
ALINE ALVIM FERREIRA
Autores:
  • Nathalie Oliveira Silva
  • DAYANE GOLÇALVES FELISBINO
  • PAOLA MOREIRA SOARES
  • ISABELA MACEDO VITORINO DOS SANTOS
  • Marlos Souza Vilela Júnior
  • Ricardo Gonçalves de Holanda
  • Suely Amorim de Araújo
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: As escolas e os professores têm um papel importante na prevenção de doenças e acidentes entre crianças e adolescentes. No âmbito educacional, podem surgir ocasiões em que os docentes estejam suscetíveis a presenciar situações que necessite da aplicação de procedimentos de primeiros socorros, o rápido atendimento é capaz de fazer a diferença, amenizando sintomas, diminuindo o quadro de possíveis sequelas, além de minimizar chamadas, às vezes desnecessárias, do socorro especializado em emergência. Objetivo: Objetiva-se treinar em conhecimento básicos de socorrismo, um grupo de professores da rede pública e privada, através de simulação com manequim de baixa fidelidade, pois os mesmos acabam assumindo o papel de protagonistas de socorro à vítima no ambiente escolar. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, entre os meses de agosto a novembro de 2016, pela Liga de Urgência e Emergência do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), sendo um projeto sobre primeiros socorros para a comunidade. O público-alvo era composto por sessenta professores em atividade no Ensino Fundamental de duas escolas estaduais e uma particular da rede de ensino de Uberlândia/MG. Os temas abordados foram: ferimentos, convulsões, desmaios, parada cardíaca, hemorragias, queimaduras, fraturas. Todos professores participantes eram orientados teoricamente, seguido de demonstração prática, e por fim levados a executar as técnicas básicas instruídas/transmitidas executadas em manequim de baixa fidelidade. Resultados: Percebe-se que os sessenta professores apresentam necessidade em participar deste preparo. Por identificar a importância, assimilam os ensinamentos, pois cada um executou técnicas básicas das temáticas abordadas. Cinquenta professores relatam que, além da escola ser responsável por treiná-los, seria interessante que alunos e demais funcionários também estivessem aptos para a condução correta do atendimento. Assim, haverá eficácia na prevenção de acidentes. Conclusão: Considera-se importante que a orientação em primeiros socorros a pessoas leigas no assunto, seja difundida de forma ampla no âmbito escolar. Os docentes almejam por mais qualificações e reciclagem de seus conhecimentos nesta área, pois através de treinamentos, existe a possibilidade de se efetuar um socorro imediato, preciso e adequado, evitando o agravamento da vítima.