LogoCofen
Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA ABORDAR SEXUALIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
CRISTIANE ALMEIDA SANTOS
Autores:
  • MICHELLE CHRISTINI ARAÚJO VIEIRA
  • KALLINY MIRELLA GONÇALVES BARBOSA
  • Fernanda Patrícia Soares Souto Novaes
  • Erik Cristóvão Araújo de Melo
  • Margaret Olinda de Souza Carvalho e Lira
  • Thaysa Maria Vieira Justino
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: o conceito de sexualidade perpassa por complexas mudanças, uma vez que sexualidade não remete somente ao ato sexual e à reprodução, sendo muito mais abrangente, inerente à vida de todos os seres humanos e desenvolvendo-se a partir de aspectos biológicos, sociais e sentimentais, entendendo-a como representação das multipluralidades de cada indivíduo. METODOLOGIA: trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência de ações desenvolvidas na disciplina de comunicação em saúde ofertada pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. As atividades ocorreram em abril de 2018, a partir da elaboração de um plano de aula desempenhado pelos discentes de Enfermagem acerca do tema sexualidade, baseando-se na metodologia ativa e em dez passos a serem seguidos durante o seminário lúdico, sendo eles: elaboração do projeto de seminário lúdico, roda de conversa, reflexão usando perguntas da plataforma Doc.com.Brasil, categorização dos núcleos de sentido, pesquisa de artigos, dinâmica integrativa, explanação do conteúdo da plataforma Doc.com.Brasil, apresentação dos vídeos produzidos pelo grupo, dramatização (OSCE) e conclusão com arte. OBJETIVO: compartilhar a experiência educacional do curso sobre comunicação em saúde que usa um compilado de metodologias ativas para trabalhar o tema "Falando sobre Sexualidade". RESULTADOS: nos momentos de discussão emergiram palavras como: empatia, respeito e profissionalismo a partir da abordagem de subtópicos sobre sexualidade na relação entre profissional de saúde e paciente, proporcionando a sensibilização dos discentes para desenvolver habilidades que ofereçam um cuidado de qualidade aos pacientes, sendo a execução de tais habilidades fundamental para ultrapassar as barreiras pessoais e atingir o conforto para conversar sobre questões sexuais com os pacientes. Percebeu-se, também, a importância das discussões sobre essa temática durante a graduação para que haja a desconstrução de estereótipos e elaboração de estratégias para abordar sexualidade, a fim de melhor preparar o profissional para atender as demandas dos pacientes, assegurando a qualidade do atendimento e do cuidado em saúde. CONCLUSÃO: a utilização de metodologias ativas baseadas na reflexão nesse tipo de atividade propicia aos discentes e futuros profissionais a melhor compreensão sobre a relevância da temática no âmbito da saúde e a competência para abordar sobre sexualidade com os pacientes.