Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
ESTRATÉGIA GAMIFICATION PARA O ENSINO SOBRE O TEMA QUALIDADE E SEGURANÇA EM SAÚDE
Relatoria:
NATHALIA VASCONCELOS FRACASSO
Autores:
- Renata Pedrão Leme Motomatsu
- Renata Aparecida Belei
- Alexsandro de Oliveira Dias
- Julio Cesar Raduan Batalha
- Elisana Agatha Iakmiu Camargo
- Vivian Biazon El Reda Feijó
- Maria do Carmo Lourenço Haddad
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Gamificação ou gamification consiste na estratégia educacional que utiliza elementos de jogos fora do contexto do mesmo, com a finalidade de promover a interação, o engajamento e o favorecimento da aprendizagem quanto as práticas de qualidade e segurança no contexto organizacional, com a adoção da modalidade de Olimpíada. OBJETIVO: Descrever a experiência do grupo gestor do evento na elaboração de estratégia gamification para sensibilização sobre a temática de qualidade e segurança. MÉTODO: Trata-se de relato de experiência, realizado pelo grupo gestor do evento em um hospital universitário público de alta complexidade, localizado no norte do Paraná. RESULTADOS: Nos dias 11 a 19 de abril/2018, o evento “Olimpíadas HU: Qualidade e Segurança em Foco” foi realizado em comemoração à Implantação da Política Nacional de Segurança do Paciente, aproximadamente, 150 inscritos, dentre eles servidores das diversas áreas de atuação, vinculados às diretorias (Superintendente, Clínica, Enfermagem e Administrativa) e discentes/residentes. Foram distribuídos em cincos times, aleatoriamente, alusivos às cores dos arcos das Olimpíadas (vermelho, preto, amarelo, verde e azul). Para disseminação do conhecimento sobre a temática com elementos de jogos no contexto organizacional foram realizados nove desafios pelos times: criação do nome e logotipo do time; convite aos ouvintes para a palestra magna; atividades lúdicas (lavagem de mãos, EPI’s, NR-32, jogo das lixeiras, brigada de incêndio); convite à servidor aposentado para explanação das experiências sobre o tema; identificação e elaboração de estratégias de minimização de riscos nas três áreas (assistencial, ambiental e administrativa; sensibilização para a doação de sangue/medula óssea; arrecadação de notas fiscais em prol da construção da Casa de Apoio; arrecadação de alimentos e Show de Talentos com menção à qualidade e segurança. Concomitante às atividades a comissão julgadora composta por servidores se reuniam para avaliação dos desafios e contabilização de pontos, divulgados no placar afixado no hall de entrada do hospital. O time vencedor foi premiado com voucher refeição para os membros, certificado e concessão de medalhas a todos os participantes (ouro, prata e bronze). CONCLUSÃO: A estratégia gamification contribui para promoção da interação entre os trabalhadores e engajamento dos mesmos às boas práticas de qualidade e segurança no âmbito institucional para fortalecimento da cultura de segurança.