Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
CONCEPÇÕES DE DOCENTES ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO DA LIDERANÇA NA ENFERMAGEM
Relatoria:
PATRÍCIA ALVES GALHARDO VARANDA
Autores:
- Ises Adriana Reis dos Santos
- Simone Coelho Amestoy
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
No cenário contemporâneo, a ocorrência de diversas transformações no mundo do trabalho, vem exigindo a atuação de profissionais dinâmicos e capacitados para a consecução dos serviços. Especificamente na área da enfermagem, durante o processo de formação do enfermeiro torna-se necessário que as instituições de ensino contribuam para o desenvolvimento das competências e habilidades profissionais, conforme instituído pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. A exemplo da competência da comunicação, a tomada de decisão, o gerenciamento, e a administração, salienta-se ainda a liderança, considerada como um dos principais atributos indispensáveis para o exercício de trabalho do enfermeiro, dado como a capacidade de influenciar pessoas para o alcance de objetivos comuns. Nesta perspectiva, o estudo busca enfocar nas inquietações e concepções dos docentes de enfermagem, diante das contribuições do ensino da liderança na formação de enfermeiros. Objetivo: conhecer as concepções dos docentes da graduação de enfermagem acerca das contribuições para o ensino da liderança. Método: abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. Realizada entre dezembro de 2016 a julho de 2017, em uma Universidade Federal localizada no Estado da Bahia. Participaram do estudo, 40 docentes permanentes do curso de graduação em enfermagem. A coleta de dados ocorreu por meio de uma entrevista semiestruturada, os dados foram analisados, conforme análise de conteúdo do tipo temática. A pesquisa possui aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob nº 1.479.217.Resultados: conforme os resultados obtidos juntos aos docentes, o ensino da liderança é requerido durante o processo de ensino-aprendizagem em alguns componentes curriculares, como no atendimento a pacientes críticos, demonstrando a necessidade do exercício da liderança pelo enfermeiro como condutor de suas ações. Evidenciou que no interior das instituições educacionais, as contribuições no ensino da liderança do enfermeiro, podem existir, porém dependerá destas proporcionarem em sua proposta curricular diversos contextos que abranjam esta temática, e envolva as ações individuais dos docentes. Assim, emergiu contribuições positivas, na qual destaca-se a autonomia, participação ativa e reflexiva dos futuros enfermeiros. Conclusão: o presente estudo desvelou a importância do ensino da liderança, valorizando as colaborações dos docentes em favorecer o desenvolvimento de novos enfermeiros-líderes.