Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A SÍNDROME DE BURNOUT EM ENFERMEIROS
Relatoria:
ERICKA HOLMES AMORIM
Autores:
- Sérgio Ribeiro dos Santos
- Rozileide Martins Simões Candeia
- Aline Freire Falcão
- Larissa Targino Soares de Lucena
- Luise Vitória Araújo de Almeida
- João Agnaldo do Nascimento
Modalidade:
Pôster
Área:
Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: O ensino representa uma importante estratégia para o desenvolvimento socioeconômico de um país. Na atual conjuntura é perceptível a busca pelas raízes e referenciais pedagógicos pelos docentes, desafiados pelas pedagogias libertadoras no interesse de refletir suas práticas de maneira mais engajada com a educação em saúde. Dessa maneira é essencial o estudo das novas demandas de ensino e a sobrecarga e trabalho docente. Objetivo: Identificar a repercussão do uso da tecnologia da informação e comunicação no adoecimento por burnout. Metodologia: estudo de revisão bibliográfica, realizada em agosto de 2018, nas bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde, utilizando os descritores: esgotamento profissional, tecnologia da informação, educação em enfermagem. Critérios de seleção: artigos publicados na íntegra, entre 2015 a 2018, nos idiomas inglês e português. Resultados: Os estudos encontrados retratam que as modificações ocorridas no mundo educacional têm apresentado intensidades e formatos variados, trazendo a ampliação do ensino em múltiplos formatos e gerando uma maior competitividade no mercado de trabalho. A tecnologia da informação e comunicação (TIC) funciona como uma ferramenta que ajuda o estudante a adquirir competências essenciais para se formarem ágeis tomadores de decisões. O uso crescente de TIC, assim como da Educação à Distância (EaD) tem promovido amplas discussões a respeito da sua influência na formação de profissionais de saúde. Hoje, vive-se em um mundo modificado constantemente, no qual o campo tecnológico e midiático se reconstrói todos os dias, influenciando nos modos de ver, aprender, sentir e reagir dos seres humanos. Dessa maneira é válido pensar que o docente passa a ter mais exigências, necessitando de capacitações constantes para usar as novas TIC. Essas demandas podem ainda gerar uma sobrecarga de trabalho neste profissional e causar o adoecimento pelo trabalho, contraindo o burnout, uma vez que este tem total relação com a sobrecarga sofrida no trabalho. Conclusão: os estudos carecem de resultados que comprovem a associação da TIC com o burnout, por outro lado, é possível observar que a exigência de uma nova formação tem promovido sobrecarga de trabalho aos docentes, sendo este mais um fator que podem influenciar no adoecimento e esgotamento profissional.