LogoCofen
Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
SENTIMENTOS DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NO ESTÁGIO CURRICULAR
Relatoria:
MÁRCIA GABRIELA GOMES NASCIMENTO
Autores:
  • Nayara Pires Nadaleti
  • Zélia Marilda Rodrigues Resck
  • Sueli de Carvalho Vilela
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Dissertação
Resumo:
Introdução: a universidade é um ambiente que exige muito dos acadêmicos e essa carga de responsabilidade pode elevar a probabilidade de problemas relacionados à saúde mental ou de intensificá-los, quando já existentes. Na área da Enfermagem existe um nível elevado de sofrimento psíquico entre os estudantes do curso comparado a acadêmicos de outras áreas. Sendo o estágio curricular um período propício ao sofrimento e crises, logo, se torna importante conhecer a vivência do aluno neste momento, apreendendo sobre quais são seus sentimentos, de maneira que se possa auxiliá-los a passar por este período com menos agravos possíveis e contribuindo para a sua saúde mental. Objetivo: compreender os sentimentos dos acadêmicos de Enfermagem durante o Estágio Curricular Obrigatório. Método: pesquisa qualitativa com referencial teórico metodológico da Fenomenologia: descrição, redução e compreensão, e analisada sob a ótica de Heidegger. A coleta de dados ocorreu no segundo semestre de 2016, utilizou-se da técnica de grupo focal, com 13 acadêmicos na Escola de Enfermagem de uma Universidade Pública de Minas Gerais. Resultados: emergiram nos depoimentos sentimentos de insegurança, medo, cobrança pessoal, solidão, angústia, alegria, felicidade e tristeza. Conclusão: a maturidade psicológica e algumas características pessoais serão fatores que facilitarão a vivência e compreensão desses sentimentos, favorecendo o crescimento pessoal e profissional. A universidade, conhecendo essas experiências, pode também contribuir com estratégias para amenizá-las, auxiliando na promoção de saúde mental.