LogoCofen
Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
PROJETO SAMUZINHO: PRIMEIROS SOCORROS PARA CRIANÇAS
Relatoria:
INGRIDE DA CONCEIÇÃO SILVA
Autores:
  • Natália Ramos dos Santos
  • Damid Silva Botelho
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Diante do preocupante índice de trotes telefônicos recebidos pelo Serviço de Atendimento Móvel em Urgência – SAMU diariamente em Macapá-AP, motivou-se a criação de um trabalho educativo para a população, propondo a implantação local do Projeto Samuzinho, que atende e acompanha crianças de 5 a 10 anos de idade desde o ano 2016. O projeto é implementado pelo Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do SAMU Macapá, junto ao Departamento de Urgência e Emergência e conta com a parceria das Secretarias Municipal de Educação – SEMED e de Saúde – SEMSA, o projeto também dispõe de monitores voluntários acadêmicos de diversas áreas da saúde, recrutados através de edital de Projeto de Extensão e Ensino. OBJETIVOS: Sensibilizar as crianças sobre os serviços de urgência e emergência, assim como a importância de não praticar trotes, por meio de atividades lúdicas de acordo com sua faixa etária. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, onde através das atividades realizadas com as crianças que envolvem exibição de vídeos, pinturas, desenhos, colagens, palestras, roda de conversa, peça teatral, fantoches, é possível orientar como agir em situações de risco/perigo (Primeiros Socorros) e importância do 192 – SAMU e quando acionar. Os encontros são realizados em 2 sábados alternados de cada mês, no período de um ano. RESULTADOS: Em pouco tempo de execução, já houve redução significativa no número de trotes recebidos pelo serviço, o que mostra o feedback positivo do trabalho desenvolvido com as crianças. Não obstante a formação de multiplicadores do conhecimento ao saberem e repassarem como agir em emergências. CONCLUSÃO: A educação em saúde contribui para que as pessoas adquiram autonomia para preservar e melhorar sua qualidade de vida e das demais pessoas que as rodeiam. Dessa forma, fazer atividades que envolvam crianças na busca de construção de conhecimento sobre urgência e emergência é uma maneira de formar futuros agentes ativos e disseminadores do saber, além de formação como Socorristas Mirins, que sabendo como agir em emergências podem salvar vidas.