LogoCofen
Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA LIGA ACADÊMICA PARA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
Relatoria:
ANDRE NASCIMENTO HONORATO GOMES
Autores:
  • Breno de Souza Mota
  • Ciro Rodrigo Rabelo da Mata
  • Felipe Alves de Almeida
  • Nátalia Rayanne Souza Castro
  • Rayssa Thays Santana de Sousa
  • Sáskia Sampaio Cipriano de Menezes
  • Mirelly Tavares Feitosa Pereira
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Uma liga acadêmica confere aos discentes responsabilidades e deveres que influenciam sua capacidade cognitiva e os permite ir além do ambiente da graduação, possibilitando um envolvimento ativo com as temáticas abordadas em grupo, além de instigar o desenvolvimento de pesquisas, estudos e experiências que poderão ser aplicados para com a sociedade de modo relevante na promoção de educação. OBJETIVO: Relatar as experiências vivenciadas por discentes integrantes de uma Liga Acadêmica. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência referente à participação na Liga Amazonense de Sistematização da Assistência de Enfermagem (LAMSAE), da Universidade Federal do Amazonas, durante o período de abril a agosto de 2018. Dentre os participantes da liga destacam-se alunos de enfermagem de sete diferentes Instituições de Ensino Superior do Estado do Amazonas. As atividades realizadas foram baseadas em reuniões semanais, dirigidas pela diretoria da LAMSAE, com a participação dos docentes coordenadores, para o planejamento das atividades, tais como Palestras, Rodas de conversa e Oficinas (“Impacto SAE”), panfletagem no dia mundial do enfermeiro (12/05), visitas domiciliares junto à comunidade assistida pelo Programa de Atenção à Saúde do Idoso (PROASI), além de outras ações comunitárias envolvendo o Processo de Enfermagem (PE) e a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). RESULTADOS E DISCUSSÕES: Com a implementação das atividades propostas, notou-se um impacto positivo no estabelecimento de parcerias entre instituições de saúde e a universidade, além de promover o enriquecimento do conhecimento sobre o PE e a SAE no âmbito acadêmico e profissional, repercutindo na prestação de uma assistência de enfermagem de qualidade atrelado a produção científica sobre a atuação da enfermagem no contexto amazônico. CONCLUSÃO: A experiência trouxe aos acadêmicos a importância de incentivar a criação e implementação de outras ligas acadêmicas visando construir o processo de ensino-aprendizagem na vida dos discentes de forma ativa, participativa e científica, além do ambiente de graduação, possibilitando uma maior interação com a sociedade e permitindo a construção de uma formação com potencial transformador na futura atuação profissional.