Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
VIVENCIA DA PRÁTICA PELÁGICA Á SAÚDE; UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
STEFANE JUSTINO DE CASTRO E SILVA
Autores:
- Paola Moreira Soares
- Dayane Goncalves Felisbino
- Carla Denari Giuliani
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
As Praticas integradas pelágicas educativa (PIPE) objetiva relacionar o conhecimento pedagógico com as praticas de saúde na atuação do enfermeiro na unidade de saúde, com esse intuído durante a formação profissional dos discentes do curso de enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia, junto com Laboratório de estudo de gênero e violência, dessa mesma universidade, tivemos a oportunidade de executar atividades extracurriculares como a monitoria dessa disciplina voltada para o auxilio dos alunos bem como aprimoramento e aprendizagem com relação a esse tema. Na monitoria desenvolvida em PIPE 4 (práticas integradas pedagógicas educativas) os alunos foram direcionado ao campo de atuação da atenção primaria para conhecer o trabalho desenvolvido pela enfermagem e entender como funciona uma as Estratégias de saúde da Família. Objetivo desse trabalho foi descrever a experiência desses monitores, com relação à reflexão e relacionamento da teoria e a prática da Enfermagem nesse campo prática aliando a prática pedagógica e o campo saúde.Trata-se de um relato de experiência, entre os meses de abril a julho de 2017, pelas monitoras do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia, sendo parte das atividades realizadas na disciplina de PIPE 4. As atividades foram realizadas em três Unidades de ESF ( estrategia saúde da família), que possui no quadro de colaboradores uma equipe multiprofissional. Os alunos desenvolveram aliando a parte pedagógica e saúde 4 atividades : o fluxograma, ambientação da unidade, a observação da gestão compartilhada ,bem como o projeto terapêutico singular com uma família especifica. Durante o períodos da monitoria foram realizadas atividades de visitas técnicas as unidades, desenvolvimento de atividades visando o aprendizado do funcionamento da unidades e responsabilidades e atividades de trabalho exclusivas do enfermeiro e do trabalho da equipe multiprofissional.O campo pratico da disciplina nos da a oportunidade de atuar e conhecer o processo de funcionamento das Estratégias de saúde da família e sua gestão e a importância do trabalho multiprofissional. Ressalta a importância do vinculo dos profissionais com à comunidade, e a qualidade do cuidado preventivo na atenção primaria.