Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
PRÁTICAS EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS PELO ENFERMEIRO EM RELAÇÃO AO CÂNCER DE MAMA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE
Relatoria:
RAQUEL SUELEM ARCANGELO
Autores:
- Caroline Cândido Garcia Leal
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Monografia
Resumo:
TÍTULO: PRÁTICAS EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS PELO ENFERMEIRO EM RELAÇÃO AO CÂNCER DE MAMA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE Texto: Atualmente há um crescimento casos de câncer de mama em mulheres no mundo. A prevenção e o diagnóstico precoce desta patologia dependem intimamente da atenção primária à saúde, e o enfermeiro é um profissional direcionado para o cuidado, tornando-se precursor na educação em saúde, envolvendo-se em ações que atendam às necessidades e qualidade de vida, e que sejam embasadas nos princípios das políticas de atenção à saúde da mulher. Este estudo objetivou descrever as práticas educativas adotadas pelos enfermeiros frente à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama na Atenção Primária à Saúde. Foi realizada uma revisão bibliográfica da literatura, de abordagem qualitativa dos artigos indexados em Português (do Brasil), na base de dados LILACS publicados de 2013 a 2018, utilizando-se os descritores: Câncer de mama. Educação em Saúde. Atenção Primária à Saúde. Os dados foram analisados de acordo com a análise temática proposta por Laurence Bardin. Foram selecionados 11 artigos científicos e identificadas as seguintes práticas educativas: orientações sobre controle dos fatores de risco; orientação sobre a palpação mamária e a mamografia; roda de conversa, reuniões educativas, palestras educativas, uso de tecnologia educativa, além da utilização de materiais educativos. A maioria das orientações prestadas por enfermeiros foram realizadas parcialmente, e houve contradições entre essas orientações. As reuniões educativas, as palestras, e o uso de tecnologia educativa, foi pouco mencionada pelos autores estudados, portanto evidenciou-se escassez referente as práticas educativas. A análise dos artigos proporcionou constatar que além da deficiência de publicações que relatam integralmente as práticas educativas desenvolvidas pelo enfermeiro em relação ao câncer de mama, existe a falta de conhecimento de enfermeiros referente ao assunto, e ficaram evidenciados diversos outros fatores que influenciam na realização dessas práticas, sejam relacionadas ao serviço de saúde, ao enfermeiro, ou à mulher. Considera-se importante que o ensino superior invista na formação de profissionais enfermeiros e que os órgãos governamentais invistam em educação continuada com esses profissionais. Descritores: Câncer de mama. Educação em Saúde. Enfermagem.