Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
O USO DA BIOETICA NA PRATICA PROFISSIONAL
Relatoria:
SABRINA CAMISAO RIBEIRO
Autores:
- RAONE SILVA SACRAMENTO
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Ética, Legislação e Trabalho
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
O processo de ensino nos cursos de Enfermagem vem passando ao longo dos anos por diversas mudanças, as quais têm favorecido avanços no contexto social, político e metodológico. Tais mudanças vêm surgindo devido à insatisfação dos sujeitos envolvidos com o ensino de enfermagem, que atentos às transformações mundiais, têm buscado adequar a formação do enfermeiro de acordo com as exigências do mundo globalizado, que requer profissionais críticos, reflexivos e dinâmicos. Diante disso, o ensino da Bioética nos cursos de graduação em Enfermagem, vem se portar como mecanismo potencializador das reflexões críticas acerca dos conflitos morais com os quais o aluno irá se deparar no exercício da profissão, como também oferecer todo um embasamento teórico para suas decisões profissionais. Neste contexto, este trabalho buscou discutir a importância do ensino da Bioética, nos cursos de graduação em Enfermagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, a qual traz algumas reflexões acerca dos novos métodos de ensino de Enfermagem, focalizando a Bioética como disciplina de aquisição de valores e de preceitos da moral, que auxilia na construção da identidade profissional. Foi evidenciado que o ensino da Bioética tem em sua essência, propiciar ao aluno recursos para o entendimento das bases conceituais e dos fundamentos da ética, assim como estimular o mesmo a refletir sobre as ações do seu cotidiano, instigando-o a fazer uma revisão de seus conceitos, valores, sentimentos e atitudes. Diante disso, o reconhecimento da importância e utilização do conhecimento ético e bioético na assistência, no ensino e, principalmente, no gerenciamento da enfermagem, contribui para tomadas de decisões mais adequadas e eficazes, por meio de reflexões baseadas em fundamentações teóricas de extrema credibilidade por todos envolvidos no processo de trabalho. Por se tratar de uma área de conhecimento que engloba várias disciplinas, o ensino da Bioética requer uma metodologia pouco convencional, em que a forma tradicional baseada na concepção disciplinar seja rompida por métodos transversais, que perpassa por todo o processo de formação acadêmica e que disponha de estratégias de ensino que promovam a reflexão dialógica. Portanto, tratar a Bioética como disciplina indispensável para a formação em enfermagem, pressupõe pensar em profissionais amadurecidos intelectual e moralmente, os quais saibam utilizar o discernimento diante das situações reais da vida pessoal e profissional.