LogoCofen
Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA INTEGRAÇÃO DE NOVOS COLABORADORES DE ENFERMAGEM
Relatoria:
DAYANNA SILVA SANTOS
Autores:
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Promover a informação e o bem-estar do profissional recém-admitido de forma a integrá-lo de acordo com a filosofia da empresa é o grande objetivo do Programa de Treinamento do Colaborador Recém-admitido (Garcia, 2011). A Enfermagem é beneficiada com este programa, essencial para facilitar a ambientação do novo colaborador às normas e rotinas da empresa e garantir a padronização da informação (Garcia, 2011). Neste contexto novos métodos de ensino vêm ganhando destaque como as metodologias ativas de aprendizagem, sendo uma nova tendência pedagógica de ensino crítico e reflexivo. (Dissertação Fabi) Objetivo: Relatar a experiência do uso de metodologias ativas pela educação permanente aos colaboradores de enfermagem na integração como alternativa para o treinamento e desenvolvimento institucional. Metodologia: Trata-se de relato de experiência que descreve a vivência de enfermeiros de educação permanente na realização de integração de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, em um hospital privado de médio porte, no interior do estado de São Paulo, referente ao mês de março a maio de 2018. Resultados: Durante a integração observamos que o uso de metodologias ativas requer por parte do facilitador criatividade e habilidades de comunicação. Para os participantes a metodologia proporcionou maior interatividade, aumento da atenção e compartilhamento de experiências vividas. Logo os resultados da avaliação reacional atingiram o objetivo de satisfação do participante. Conclusão: O uso das metodologias ativas na integração proporcionou satisfação dos participantes, o que determina o grau de envolvimento com os temas abordados e a posterior aplicação, do que foi visto, sendo relevantes para o desenvolvimento pessoal e profissional.