Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
O EXERCÍCIO DA MONITORIA BASEADO NA FUNDAMENTAÇÃO REALÍSTICA NO ENSINO DA ENFERMAGEM
Relatoria:
MACQUEIZI DOS SANTOS GONÇALVES DE ARRUDA
Autores:
- Macqueizi dos Santos Gonçalves
- Elaine Miguel Delvivo Farão
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Descritores:Mentores. Simulação de Doença. Enfermagem Introdução: A monitoria é o espaço onde o aluno experimenta um ambiente que proporciona liberdade para exercitar o conhecimento aprendido nas aulas.Assim pode desenvolver atividades diversificadas, trabalhar conforme seu ritmo de aprendizagem, sendo o número de horários disponibilizados baseado nas atividades práticas propostas no plano de ensino do professor. Ao utilizar a metodologia de Simulação Realística, o monitor estimula o desenvolvimento da consciência crítica do aluno baseado fundamentação teórica, por meio da simulação de um caso clínico. Esse processo é dinâmico, criando uma situação hipotética e incorporando uma representação autêntica da realidade, tendo a participação ativa do aluno, com a integração das complexidades do aprendizado prático e teórico sem o risco de causar danos ao paciente, pois trata-se de uma simulação de cenário.Objetivo: Relatar a experiência do exercício da monitoria baseado na fundamentação realística no ensino de enfermagem.Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre o exercício da monitoria baseado na fundamentação realística no ensino de enfermagem na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Coxim.Resultados:As monitorias de Fundamentos de Enfermagem ll são realizadas no Laboratório de Práticas de Saúde, os encontros são conduzidos, por meio da utilização de recursos como estudos de casos, teatralização, procedimentos e cenários clínicos, ambos baseados na bibliografia da disciplina e nas vivências dos monitores e professores. Dessa forma, o acadêmico vivencia cenários que preparam para a atuação tanto nos cenários reais de estágio, quanto no futuro campo de trabalho. O monitor adota uma postura de facilitador, identificando esforço, assiduidade, interesse e prontidão por parte dos alunos na busca da integralidade do cuidado nos mais diversos contextos e cenários clínicos criados. Neste exercício de aprendizagem, são utilizadas técnicas de teatralização e aplicação de casos vivenciados na realidade.Conclusões: A monitoria de fundamentos de enfermagem II assume papel de significativa relevância na aprendizagem, por meio das técnicas adotadas de simulação realística. Assim, a habilidade prática e o conhecimento teórico contribuem para maior autoconfiança e segurança do aluno, facilitando o aprendizado e contribuindo para uma carreira promissora.