LogoCofen
Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
A DRAMATIZAÇÃO COMO FERRAMENTA FACILITADORA NA ABORDAGEM SOBRE IMUNIZAÇÃO INFANTIL EM ENFERMARIAS PEDIÁTRICAS
Relatoria:
MAYSA BERTOLLO DE ARAÚJO
Autores:
  • Cleonice de Paula
  • Kamila Regina de Souza Amorim
  • Patrícia Ellen Estrada de Aguiar
  • Joelma Marans dos Santos Toledo
  • Gênesis Vivianne Soares Ferreira Cruz
  • Fabiane Blanco e Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A dramatização é uma via de comunicação altamente eficaz com o público infantil, pois através dela consegue-se conquistar sua simpatia e confiança, preparando-as para enfrentar novas situações. Por meio dessa técnica a criança pode conhecer detalhes da vida no hospital, estimulando sua imaginação e criatividade. OBJETIVO: Relatar a experiência de uma intervençãorealizada por acadêmicas do projeto de extensão “Contos que eu Conto” do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência descritivo acerca de uma ação de extensão em um Hospital Público no município de Cuiabá- MT. A intervenção foi realizada por meio de dramatização, utilizando personagens do mundo infantil, abordando o tema da importância da imunização na promoção da saúde, conseguindo alcançar um total de 9 crianças e 4 acompanhantes em uma clínica pediátrica. DISCUSSÃO: A utilização da dramatização como ferramenta para promoção da saúde destacou a relevância da importância de conhecer as vacinas, como elas atuam no organismo, em qual faixa etária devem ser administradas e com qual periodicidade. Notou-se que as crianças e os acompanhantes que assistiram à dramatização demonstraram um conhecimento prévio acerca do tema, podendo então interagir com a história e com os personagens. A história encenada conseguiu despertar a imaginação e a distração das crianças hospitalizadas, ensinando-as a importância e os aspectos da imunização para a sua saúde de um modo e na linguagem que elas pudessem compreender. A partir disso, observamos então que a dramatização é capaz de proporcionar entretenimento, diversão e aprendizado às crianças hospitalizadas, tendo a capacidade de interferir nas experiências negativas vivenciadas, no desenvolvimento cognitivo e imaginário. CONCLUSÃO: A dramatização, como uma das formas possíveis para as atividades lúdicas no ambiente hospitalar, permitiu a compreensão, a valorização da imunização como estratégia para o crescimento e desenvolvimento infantil saudável. Em vista disso, vale a pena despertar o interesse dos profissionais de enfermagem pediátrica quanto esta ferramenta com as crianças hospitalizadas.