Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO DA CONSULTA DE ENFERMAGEM PRÉ-OPERATÓRIA EM UM HOSPITAL DE ENSINO
Relatoria:
TAMARA OLIMPIO PRADO
Autores:
- Samara Oliveira Lopes
- Josivaldo Dias da Cruz
- Suély Monteiro Carvalho
- Manuelle Menezes de Oliveira
- PAULA BEATRIZ SILVA SANTANA
- Thatianna Carvalho Leite
- Brenda Evelin Barreto da Silva
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O Conselho Federal de Enfermagem determina que o Processo de Enfermagem seja realizado em todas as instituições de saúde que prestam assistência a pacientes (COFEN, 2009). Inúmeros são os desafios quando se pretende estruturar um serviço e implantar a consulta de enfermagem, porém, numerosos são também os benefícios. Dentre os benefícios está a promoção de um cuidado holístico, humano e eficaz. OBJETIVOS: Descrever a experiência e os principais desafios de implantação da consulta de enfermagem pré-operatória em um Hospital de Ensino. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência sobre a implantação da consulta de enfermagem pré-operatória em um Hospital de Ensino. RESULTADOS: A consulta de enfermagem pré-operatória começou a ser realizada no local do estudo a fim de integrar a assistência de enfermagem ao paciente cirúrgico. É composta pela avaliação geral do enfermeiro, cheque-list dos exames pré-operatórios, educação em saúde e liberação ou não do paciente para a realização da cirurgia. O principal desafio em realizar esta ação se dá pelo desconhecimento dos pacientes e de outros atores envolvidos nesse processo acerca da importância da consulta de enfermagem. Outros desafios são inerentes à estrutura física do serviço e escassez de salas para o atendimento de enfermagem. CONCLUSÃO: mesmo diante dos desafios encontrados, a persistência da implantação da consulta de enfermagem trouxe inúmeros benefícios, tais como uma melhor compreensão do paciente sobre sua situação de saúde, criação de um espaço que acolhe e orienta em um momento delicado pelo qual o usuário está passando e a promoção de uma assistência qualificada em todo o processo.