Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
FERRAMENTAS DIGITAIS: UM APOIO AO APRENDIZADO
Relatoria:
ANNE CAROLINE DE MORAES MONÇÃO
Autores:
- Msc. Suzy Darlen Dutra de Vasconcelos
- Brenda Rodrigues Gomes
- Isabela de Oliveira Moreira
- Yasmin Alonso de Sales
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A tecnologia é uma ferramenta que está em constante progresso, e a mesma auxilia na formação de informações, e na construção de um aprendizado mais dinâmico. E através desta ferramenta acreditamos que é possível tornar o conhecimento mais acessível. Por meio desta ferramenta podemos contribuir para instrumentalizar nossos alunos por meio de aprendizado através de tecnologias digitais. O objeto desse trabalho é a elaboração de uma página na Internet com vídeos explicativos e demonstrativos das técnicas de Enfermagem, tornando mais fácil acesso do público interessado. Os objetivos: Elaborar uma página virtual do Projeto Práticas visuais para postagem dos vídeos produzidos sobre as técnicas e procedimentos de Enfermagem; Produzir vídeos didáticos sobre as técnicas e procedimentos de Enfermagem para serem publicados na página Virtual do Projeto Práticas Visuais; Auxiliar no aprendizado/aperfeiçoamento das técnicas e práticas usuais na profissão e Envolver os alunos e docentes na produção e criação dos vídeos que envolvem as práticas e procedimentos de Enfermagem. Metodologia: O estudo foi desenvolvido dentro do Projeto de Extensão “Práticas Visuais”, onde através do processo das metodologias ativas e criativas, visa estruturar todas as técnicas e procedimentos possíveis para postagem na página do projeto em uma rede social. Além de vídeos a página apresenta enquetes, testes, procedimentos avaliativos e o “tira” dúvidas. A página atualmente conta com a produção de vídeos, realizada pela a própria docente, responsável pelo projeto, e de acesso exclusivo para nossos alunos. E visando atender aos demais objetivos, futuramente teremos a participação dos demais integrantes do projeto e convidados. Assim, o aprender fazendo acontece de maneira sutil e motivadora. Resultados: Temos a construção da página do projeto Práticas visuais; a postagem vídeos; Um expressivo número de solicitações de acesso à página dos diversos seguimentos da Enfermagem: profissionais, estudantes de nível técnico e graduação. A solicitação expressiva nos levou a expansão do projeto, a abertura para a enfermagem em geral. Conclusões: A vasta procura para acesso nos leva a refletir sobre a necessidade de construção de ferramentas que possam dinamizar e facilitar o aprendizado e a atualização de profissionais e alunos. Outro ponto facilitador é que o acesso pode ser realizado de qualquer dispositivo móvel, aproximando do conteúdo.