Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
PET SAÚDE / GRADUASUS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE GRADUANDOS NO PSE
Relatoria:
ROBERTA DE OLIVEIRA FERREIRA
Autores:
- Glaucimara Riguete de Souza Soares
- Joana Darc Fialho de Souza
- Nicole Pessanha de Abreu
- Julia Furtado Ferreira
- Meiriane Christine Santos Aguiar
- Nathália Leal Silva
- Nathelly Moretti Freitas
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A construção do contexto de saúde está disseminada pelos veículos de comunicação e adentra diversos ambientes sociais: trabalho, lazer e, principalmente, a Escola. Apesar deste aumento do acesso às informações, o usuário em saúde ainda se encontra impotente no que diz respeito ao estabelecimento de relações entre a informação e o vínculo com o profissional de saúde. Tal afirmação aponta uma remodelagem no processo de educação profissional, sendo importante despertar no docente que a formação do estudante deve compreender a importância de se integralizar teoria e prática. A participação de discentes em projetos de pesquisa e extensão é indispensável no que tange ao ensino-aprendizagem. Objetivo: relatar a experiência dos estudantes acerca da participação no projeto PET-saúde/GraduaSUS tendo por prioridade atividades com saúde do escolar, sendo guiadas pelas diretrizes do Programa Saúde do Escolar. Desenvolvimento: ações desenvolvidas numa escola pública municipal em Macaé-RJ, por seis alunas de Graduação do Curso de Enfermagem e Obstetrícia do Campus UFRJ-Macaé, duas docentes tutoras e enfermeiro preceptor do projeto. Ocorreu de março de 2016 a março de 2018, com escolares de 05 a 12 anos de idade. O trabalho apresentou como resultado o relato de experiência de seis alunas de graduação em enfermagem no PET-saúde/GraduaSUS com escolares. Foi relatada a importância do projeto para o processo de ensino e aprendizagem, pela aproximação com o público e a observação quando realizaram demandas próprias daquela comunidade. Apontaram a importância da atuação do enfermeiro para além das ESFs e Hospitais, reconhecendo a escola como campo prático de promoção da saúde para o seu trabalho. Citaram, também, a importância da convivência com a equipe de trabalho do projeto, percebendo assim como pode acontecer em único espaço - a escola - a multidisciplinaridade e interdisciplinaridade: pilares para um cotidiano profissional promissor. Considerações Finais: Observou-se que os relatos apresentados vão ao encontro do que preconiza as ações do PET-saúde/GraduaSUS. Percebeu-se a importância da integração teoria e prática como motor para a formação dos profissionais de saúde. O discente conseguiu perceber no campo prático que a utilização de tecnologias leves, como a educação em saúde, é capaz de transformar a realidade de vida do escolar, de seus professores, de sua família e de sua comunidade.