Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
A VIVENCIA ACADÊMICA NA MONITORIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
GLORIA EVELLY NOGUEIRA BEZERRA
Autores:
- Vittoria Mota Farias
- Gabriela Ferreira Budoia
- Edney Bentes de Oliveira
- Ana Beatriz Silva Silva
- Rodrigo da Silva Martins
- Led Daianna Fernandes de Figueiredo
- Soraia Santos Tatikawa Campos
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÂO: As habilidades e competências desenvolvidas durante a graduação, visam proporcionar aos discentes mecanismos pedagógicos que favoreçam o processo ativo, cientifico, cognitivo, prático e construtivo capaz de fortalecer os saberes e o aprendizado. Partindo desse princípio, a monitoria é uma forma de contribuir para o aprendizado e qualidade de ensino do aluno dentro das universidades. Visa fortalecer a experiência pedagógica para qualificar discentes para a futura prática docente, sendo um suporte importante para o esclarecimento de dúvidas sobre a matéria ministrada. OBJETIVO: Relatar a vivência da monitoria no curso de graduação de enfermagem. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência de monitoria, na disciplina de saúde da criança e do adolescente, que ocorreu entre os meses de março a junho de 2018, em uma instituição de ensino superior em Manaus-am. Com acompanhamento das aulas teóricas e atividades práticas em laboratório, orientado e supervisionado por um professor e auxiliando os alunos. RESULTADO E DISCUSSÃO: A monitoria é uma estratégia utilizada para proporcionar, ao discente, experiência práticas da vida docente. O relato é da disciplina de saúde da criança e do adolescente, vinculada ao quinto período da matriz curricular de uma Instituição de Ensino Superior particular, do município de Manaus- AM. As atividades desenvolvidas giraram em torno de acompanhamento de aulas teóricas, realização de estudo de caso, bem como orientação nas estratégias ativas, avaliações parciais e institucionais, aulas práticas em ambiente de laboratório, com auxílio nas temáticas: Exame físico da criança, exame físico do adolescente, administração de vacinas, arrumação da sala de vacina e geladeira e reanimação pediátrica e OVACE na pediatria, assim como plantões de tirar dúvidas. A monitoria trabalha no discente a importância do processo de ensino-aprendizagem, fortalecendo o caminhar dentro da graduação e configurando ainda mais a responsabilidade do aprender, vinculado no olhar do docente e atuando de forma a proporcionar aos discentes da disciplina a qual se realiza a monitoria a ajuda no processo de aprendizado. Conclusão: Viver uma experiência de vivenciar as práticas pela ótica do docente foi de extrema importância e relevância para o fortalecimento curricular, desenvolvendo senso de responsabilidade, pró-atividade, criatividade, comunicação e maior aproximação da rotina de ensino-aprendizagem e fortalecimento no caminho do processo educacional.