LogoCofen
Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES EDUCATIVAS SOBRE ÉTICA COM CRIANÇAS
Relatoria:
FRANCISLENE APARECIDA DE SOUZA RODRIGUES
Autores:
  • Walber Gineli de Jesus
  • Vagner Ferreira Nascimento
Modalidade:
Pôster
Área:
Ética, Legislação e Trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O trabalho educativo do enfermeiro com crianças sobre ética, contribui no desenvolvimento de uma consciência crítica, em que a cidadania, solidariedade e justiça se somam positivamente para a formação humana. Trata-se de relato de experiência com objetivo de apresentar a importância de atividades educativas sobre ética com crianças. O relato foi construído em junho de 2018, baseado em experiência de extensão da disciplina de ética, legislação e exercício profissional, do curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso. As atividades educativas ocorreram com crianças de 6 a 12 anos, em uma escola pública, na periferia de uma cidade do médio norte de Mato Grosso. Antecedendo a execução, a fim de apreender a dimensão ética e os desdobramentos desta na comunidade, os acadêmicos receberam orientação teórica com docente responsável da disciplina.Após isso, cada grupo de acadêmicos traçou estratégia e plano de trabalho para abordar as crianças. As atividades exigiram criatividade e dinamismo dos acadêmicos, a fim de garantir caráter pedagógico, bem como ludicidade suficiente para manter a atenção das crianças e facilitar a aprendizagem sobre os saberes éticos. Dessa forma, entre os recursos utilizados, destacou-se a “Árvore de Valores” e o “Mundo Sonhado”, que foram construídos pelas próprias crianças nas salas de aula. Ambas metodologias buscaram o diálogo entre os colegas, problematizando saberes pré-existentes com àqueles idealizados para uma sociedade mais respeitosa e com melhores hábitos de vida. Durante as práticas, alguns temas parecem ter aproximado às crianças de suas histórias de vida e necessidades humanas básicas, realçando possibilidades de cuidados de enfermagem nessa ambiência e intervenção terapêutica. Todavia, além da importância em incluir essas atividades a partir da educação infantil, verificou-se a primordialidade das famílias das crianças serem assistidas, a fim de institucionalizarem espaços e relações harmoniosas para o desenvolvimento saudável da criança. Durante essas atividades educativas, muitos professores ficaram surpresos ao reconhecerem que aspectos éticos influenciavam a saúde da criança, e que nenhum profissional de saúde até então havia trabalhado tais temas na escola. Por fim, apesar da atividade ter sido importante às crianças, despertou nos acadêmicos seus valores e o compromisso ético que o profissional de enfermagem deve possuir frente às desigualdades e vulnerabilidades da população.