LogoCofen
Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
CUIDANDO DE QUEM CUIDA: DINÂMICAS PARA ESTIMULAR O TRABALHO EM EQUIPE EM UMA UNIDADE PEDIÁTRICA
Relatoria:
JHON WESLEY FERNANDES BRAGANÇA MIRANDA
Autores:
  • Jhon Wesley Fernandes Bragança Miranda
  • Cássia Regina Lima
  • Natália Poliana Dias de Paula Andrade
  • Beatriz Zacarias Ribeiro
  • Katheen Lorrayne Saraiva dos Santos
  • Laís Bárbara Oliveira
Modalidade:
Pôster
Área:
Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A motivação é um aspecto de extrema importância no ambiente empresarial, visto que, é o que impulsiona a ação humana. As empresas estão em um cenário de competição acirrada, buscando metas e resultados, a fim de obter lucratividade e se manter no mercado, e para alcançar seus objetivos, precisam de uma equipe de trabalho motivada e satisfeita. Segundo autores, nenhuma pessoa motiva outra, entretanto, é preciso reconhecer as necessidades e desejos dos funcionários, oferecer condições favoráveis, para então, conseguir atingir determinados resultados. Objetivo: Criar dinâmicas livres e interativas, propostas e criadas por acadêmicos de enfermagem, e realiza-las com a equipe de enfermagem com ênfase no aprimoramento do relacionamento interpessoal e a valorização do profissional. Método: Trata-se de um relato de experiência vivenciado em um projeto denominado: “Cuidando do cuidador”, que propôs intervenção na equipe de enfermagem no setor de Pediatria, em um hospital filantrópico, na grande BH. Resultados: Foram elaboradas três dinâmicas que possuem como objetivo comum aprimorar o relacionamento interpessoal e buscar de certa forma a valorização do profissional de enfermagem, sendo elas: Trabalho em equipe com balões suspensos; Varal de elogios e o Amigo oculto do parceiro. Participaram no total, 32 profissionais sendo enfermeiros e técnicos de enfermagem, as intervenções tiveram duração de 25-30 minutos e foram realizadas na brinquedoteca da unidade por ser um espaço mais lúdico. Durante as dinâmicas, pode-se observar uma comunicação direta sobre os problemas da equipe e os participantes conseguiram pontuar situações problema que estimularam a discussão e levaram ao entendimento comum da necessidade do trabalho em grupo, além de estimular o elogio entre os mesmos. Conclusão: Entende-se a necessidade de estimular a elaboração de intervenções que visem tal valorização, pois uma equipe que se vê sente valorizada, produz maiores e melhores resultados, bem como trabalha de forma harmônica. Porém são necessários maiores estudos a respeito e uma continuação prática das intervenções propostas neste trabalho, principalmente utilizando novas técnicas pedagógicas para melhorar a abordagem e consequentemente os resultados.