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Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
ANALISE DOS ASPECTOS DEMOGRÁFICOS E PEDAGÓGICOS DOS DOCENTES DE CURSOS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM
Relatoria:
JESSYCA STHERLLANY ROSENDO LIMA
Autores:
  • Benevina Maria Vilar Teixeira Nunes
  • Victor Hugo Alves Mascarenhas
  • Thays Rezende Lima
  • Glicia Cardoso Nascimento
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A educação profissional técnica em enfermagem envolve todos os processos educativos que permitam ao indivíduo, adquirir conhecimentos teóricos e técnicos para desempenhar suas atividades no serviço, traduzindo em uma modalidade de ensino integrada às diferentes formas de educação, trabalho, às ciências e às tecnologias, podendo ser desenvolvida de forma integrada ou não ao ensino regular. Objetivo: caracterizar os aspectos sociodemográficos e de formação dos docentes do curso técnico de enfermagem e identificar as estratégias didático-pedagógicas utilizadas pelos docentes nos cursos técnicos de enfermagem. Metodologia: estudo do tipo transversal, analítico. Amostra composta por 50 professores de cursos técnicos de enfermagem de três escolas profissionalizantes localizadas na cidade de Teresina, Piauí. Os dados foram coletados por meio de aplicação de questionário nos meses de janeiro a abril de 2017 e foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. Resultados: Os docentes eram constituídos predominantemente por profissionais do sexo feminino (64%), possuíam idade mínima de 21 anos, máxima de 61 anos, idade média de 34,24 anos e desvio padrão de 8,91 anos. Com relação a idade, observa-se que é predominantemente de jovens adultos. Destes profissionais 86% eram enfermeiros e 14% professores de outras áreas. Todos possuem pós-graduação na modalidade especialização, 36% possuem mestrado e 14% possuem doutorado. 44% dos docentes costumam realizar o planejamento das disciplinas que lecionam, enquanto 42% dizem que este planejamento é realizado por um conjunto de docentes. Observou-se que o método de ensino mais utilizado para a ministração das aulas é o da aula expositiva, com 82%, com a uso do computador (96%). Conclusão: O cuidar é a essência de toda equipe de enfermagem e o técnico de enfermagem desempenha um importante papel neste contexto, uma vez que geralmente é o responsável por grande parte dos cuidados prestados ao cliente. Diante disso, percebe-se a necessidade de uma formação de qualidade. A pesquisa permitiu conhecer perfil sociodemográfico e pedagógico dos docentes e evidenciou que estes tem buscado se qualificar para o ensino de qualidade. Além disso, os docentes tem feito uso de tecnologias no processo ensino aprendizado, o que favorece a aprendizagem e facilita a disseminação do conhecimento.