LogoCofen
Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS PARA O SUS: OPORTUNIDADE PEDAGÓGICA DO PET GRADUASUS
Relatoria:
DANIELA CARNEIRO SAMPAIO
Autores:
  • Elaine Andrade Leal Silva
  • Rafael Nunes Silva Junior
  • Glaciane Paixão Bezerra
  • Rosa Cândida Cordeiro
  • Perla Carolinne Gomes dos Santos
  • Gizelle Coelho Santana Bomfim
  • Erojane da Paz dos Santos Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A formação do enfermeiro generalista requer a inserção precoce do discente no mundo do trabalho e a sua atuação reflexiva para o desenvolvimento de uma visão global, integrada e crítica. As Diretrizes Curriculares Nacionais apontam para o desenvolvimento do trabalho em saúde no SUS através de oportunidades pedagógicas. O Programa de Educação Pelo Trabalho (PET-GRADUA SUS) é um instrumento de iniciação ao trabalho para qualificação dos profissionais da saúde, que possibilita o desenvolvimento de habilidades técnicas, políticas e educacionais entre seus participantes. Objetivo: relatar as experiências sobre a formação de enfermagem para o SUS através do PET enfermagem gradua SUS. Metodologia: Estudo descritivo tipo relato de experiência com docentes, discentes do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia(UFRB) e preceptoras enfermeiras de três unidades de saúde da família do município de Santo Antônio de Jesus – Bahia. Foram desenvolvidas ações pedagógicas( planejamento participativo, grupo de estudo, rodas de conversa, formação de grupo de convivência, feira de saúde, monitoramento e avaliação participativa) por meio do plano de trabalho, relatório mensal do PET Enfermagem GraduaSUS no período de maio de 2017 a abril de 2018. Resultados e Discussões: As ações pedagógicas através do Pet enfermagem gradua SUS UFRB possibilitaram discussão continua sobre o modelo de formação de enfermeiros para SUS, reconhecimento de lacunas, fragilidades e potencialidades na proposta pedagógica do curso de enfermagem, reflexão sobre possíveis intervenções que a integração ensino serviço pode desenvolver para o fortalecimento do SUS. Conclusão: As oportunidades pedagógicas do PET enfermagem GraduaSUS possibilitaram: formação de enfermeiros(docentes, discentes e preceptores) para o SUS através da reflexão sobre as práticas do enfermeiro no SUS, da crítica sobre a matriz curricular; da inserção no trabalho na atenção primária a saúde; da produção de ações de ensino, pesquisa e extensão entre o serviço de saúde e a universidade.