Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A PREVENÇÃO DE DROGAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
JULIANA FERREIRA CARLOS
Autores:
- Maria Janaina Do Ó Vieira
- Talles Homero Pereira Feitosa
- Rafael da Silva Pereira
- Joab Gomes da Silva Sousa
- Antonia Jussara Olinda Oliveira
- Ygor Cleiton de Oliveira Sampaio
- Rosely Leyliane dos Santos
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: O consumo de álcool e drogas é um problema de saúde pública e observa-se crescentemente o aumento do número de dependentes com prejuízos à saúde. Assim, faz-se importante alertar a população em relação aos riscos de tais substâncias. Com isso, a extensão universitária, por meio da educação em saúde, proporciona o repasse de saberes fundamentais para a tomada de decisão das pessoas. A enfermagem pode assim contribuir por meio da realização de atividades promotoras de saúde de forma a efetivar e garantir uma educação em saúde qualificada. OBJETIVO: Relatar atividade educativa acerca de álcool e drogas. MÉTODO: Estudo do tipo relato de experiência, desenvolvido a partir da extensão de discentes de Enfermagem e coordenadora docente de Projeto de Extensão intitulado “Projeto de Extensão Saúde na Escola”, desenvolvida durante Semana de Enfermagem nas dependências de uma Universidade em um município localizado na região do cariri no Estado do Ceará, no mês de maio de 2018. RESULTADOS: Para a condução da prática educativa, foi utilizado um jogo, afixado em mural, sobre álcool e drogas. O jogo é constituído de afirmativas na qual os participantes as julgavam em verdadeiras ou falsas. O conhecimento dos participantes sobre o tema era significativo, contudo havia dúvidas em relação aos efeitos da dependência por estas substâncias. Os participantes mostraram-se acolhedores à proposta ofertada e isso, facilitou o estabelecimento de uma relação fundamental entre a comunidade e os discentes extensionistas, garantindo a espontaneidade das pessoas na exposição de dúvidas, opiniões e acréscimo de informações, proporcionando a todos os envolvidos um diálogo acessível. CONCLUSÃO: Percebeu-se o quanto a enfermagem é fundamental na articulação entre o ensino e a comunidade. Este estudo permitiu que os acadêmicos de enfermagem pudessem agregar a educação em saúde conhecimentos para a abordagem coletiva. Assim, tornou-se evidente a necessidade de cada vez mais dialogar com a comunidade, para vencer barreiras evidenciadas além da importância da escuta qualificada para compreender e manejar as situações presenciadas.