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Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
SAÚDE PREVENTIVA COMO DISCIPLINA EM UMA TURMA DE IDOSOS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
ÁDRIA STHELLA GUEDES PALADINO
Autores:
  • José Luis da Cuna Pena
  • Custódio de Souza Brito Neto
  • Thamires Gomes Sales
  • Taina Orara Amaral do Carmo
  • Natália Ramos dos Santos
  • Lucyelle Gleyce Ferreira Pádua
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Trabalhar educação em saúde com indivíduos idosos é uma tarefa um pouco delicada. Deve-se levar em consideração o fato de muitos serem resistentes a mudanças e/ou adaptação de algumas práticas fortemente trazidas por eles ao longo de sua construção como seres humanos. Objetivo: Descrever as experiências vivenciadas durantes as aulas de Saúde Preventiva ministradas em um projeto de extensão existente na Universidade Federal do Amapá. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. O estudo foi vivenciado por meio de um encontro semanal no prédio onde funciona a Universidade da Maturidade do Amapá (UMAP), um projeto de extensão que vem sendo desenvolvido a cerca de 10 anos com idosos de Macapá e Santana no Estado do Amapá. Resultados e discussão: Durante a abordagem dos temas propostos, algumas vezes pelos próprios alunos da turma, é possível perceber um grande interesse pelos assuntos ministrados. Alguns idosos trazem experiências verídicas durante as aulas expositivas, o que acaba enriquecendo ainda mais o momento. Vale ressaltar que eles são estimulados a participar ativamente das conversas durante os encontros, através da apresentação de suas dúvidas e contribuições. Visando sempre a construção de novos conhecimentos do grupo durante essas trocas de informações. Conclusões: Diante da experiência exposta, foi possível perceber que os indivíduos que frequentam o projeto, acabam modificando alguns hábitos e práticas que já estavam muito bem firmados em seu cotidiano. Isso é possível através do conhecimento repassado por meio da equipe para o indivíduo, passando este a entender de forma clara e realista os malefícios de tal costume. A utilização dessa estratégia de educação em saúde, é muito importante por influenciar tanto no estilo de vida da pessoa idosa, quanto na qualidade de vida de todos os indivíduos que compõem seu grupo familiar.