Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
RELATO DE EXPERIÊNCIA: FORTALECENDO A AUTONOMIA DO ACADÊMICO
Relatoria:
NAYLA CHARLLYSE FERREIRA LINO
Autores:
- Nayla Charllyse Ferreira Lino
- Lizandra Alvares Felix Barros
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A relação teórico-prática constitui-se um dos pilares fundamentais para educação de qualidade em enfermagem. Considerando a importância de estratégia supervisionada para construção do saber científico do acadêmico de enfermagem, este estudo teve por objetivo relatar a experiência da implementação da consulta de enfermagem em saúde do adulto e idoso clinica escola de enfermagem de universidade privada em campo grande – MS. O relato compreende o período de efetuação do consultório no período letivo, de fevereiro a junho de 2018. O espaço destinado ao funcionamento da clínica escola era pré-existente e dessa forma, foi equipada com uma maca, escrivaninha e cadeiras. Outros espaços comuns compartilhados com as outras clínicas com banheiro para higienização das mãos, almoxarifado e sala de antropometria e triagem, sala de reuniões. Inicialmente, as consultas foram agendadas a partir de busca ativa em outros grupos de pacientes já atendidos na clínica (fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia). Após os dois primeiros meses, as consultas agendadas passaram a ser livre demanda somada às consultas de retorno. Em todas as consultas, o processo de enfermagem era aplicada pelo acadêmico de enfermagem sob supervisão direta do docente e após o término das mesmas eram realizadas as discussões de caso visando o aprendizado acadêmico. A experiência propiciou uma prática que fortaleceu a percepção do acadêmico em relação ao papel do enfermeiro enquanto profissional autônomo no processo saúde-doença, auxiliando no cuidado, no atendimento qualificado, por meio do acolhimento com escuta terapêutica, estabelecendo um plano de cuidados em todos os atendimentos, visando todo o processo, por meio a estabelecer metas e através das intervenções implementá-las nas ações. Ao realizar cada atendimento de consulta de enfermagem o acadêmico tem a autonomia de atender o paciente, marcar consultas de retorno, acompanhar o desenvolvimento, traçar planos, isso correlaciona o aprendizado do curso vivenciando, solucionando dúvidas, habilitando como postura profissional o acadêmico. Podemos criar um elo a isso também a vantagem dessa clínica escola em questão, ter a oportunidade de integração dos acadêmicos dos cursos de saúde,sendo esses envolvidos nesse método enfermagem, nutrição, fisioterapia e farmácia, desde o primeiro ano de graduação, gerando o modo de atendimento competente, organizado,desenvolvido que quando identificar problema poderá encaminhar o paciente conforme necessidade desse.