LogoCofen
Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
INTERCÂMBIO EM SAÚDE COMO QUALIFICAÇÃO NO CUIDADO COM RECÉM-NASCIDOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
MAYARA MESQUITA MORORÓ PINTO
Autores:
  • Grazielle Mara da Mata Freire
  • Karla Maria Carneiro Rolim
  • Fernanda Jorge Magalhães
  • Suzane Passos de Vasconcelos
  • Velma Dias do Nascimento
  • Thaís Rogério dos Santos
  • Geise Moreira Sales de Oliveira
Modalidade:
Pôster
Área:
Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) conta com a parceria com o Centro Hospitalar Universitário de Rouen (CHU de Rouen), na França, considerado um dos melhores complexos hospitalares da Europa. O intercâmbio possibilita a produção e divulgação de novos conhecimentos através da formação acadêmica, vivências e descobertas internacionais de um cuidar diferenciado. Objetivou-se relatar a experiência de mobilidade acadêmica internacional em Rouen, na França, durante o Mestrado Profissional em Enfermagem. Trata-se de um relato de experiência descritivo, vivenciado em novembro de 2017, durante uma formação acadêmica realizada na Escola de Formação de Profissionais da Normandia e visitas técnicas nos setores de Pediatria e Neonatolodia do Centro Hospitalar Universitário de Rouen – CHU. Experenciar uma cultura diferenciada da realidade brasileira nos proporcionou vários questionamentos enquanto profissionais, como a ânsia por uma constante qualidade da assistência prestada, humanização e segurança do paciente, como a técnica de “quatro mãos” utilizada na França no cuidado dos bebês, e a forte relação dos familiares durante o período de internação na unidade neonatal. O cuidado centrado em uma sólida integração da equipe multiprofissional fortaleceu ainda mais nossa ideia de necessidade de uma equipe unida buscando soluções diárias para a melhoria da assistência. A aprendizagem advinda pelas visitas técnicas na área de Neonatologia, em um hospital europeu permitiram-nos refletir sobre os modelos de cuidado brasileiro. Emergiram discussões relacionadas ao ensino, assistência e pesquisa, e proporcionaram a concepção de projetos inovadores aos mestrandos com ênfase nos cuidados que permitiram reduzir os agravos à saúde dos recém-nascidos e a ansiedade dos familiares. A experiência agregou conhecimento e estimulou os mestrandos a buscar novos horizontes promotores de um cuidado diferenciado aos nossos pacientes brasileiros.