Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
PRÁTICAS EDUCATIVAS NA PREVENÇÃO E CUIDADO DO PACIENTE PORTADOR DE LESÃO POR PRESSÃO NO INTERIOR DO AMAZONAS
Relatoria:
HYANA KAMILA FERREIRA DE OLIVEIRA
Autores:
- Firmina Hermelinda Saldanha Albuquerque
- Giula Ferreira de Oliveira
- Lígia Menezes da Mata
- Antonio Suwa Mesquita Júnior
- Patrícia dos Santos Guimarães
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: As lesões por pressão são um rompimento na integridade do tecido e são causadas por excessiva pressão ou ruptura de vasos sanguíneos. O aparecimento dessa lesão ocorre principalmente em pacientes como mobilidade física prejudicada. Apesar do avanço tecnológico apresentado pelas técnicas de enfermagem nos últimos anos em relação à prevenção e ao tratamento de feridas, trata-se de uma realidade que causa danos incalculáveis em termos de dor e sofrimento ao cliente além de acarretar um alto custo econômico para os serviços de saúde. Diante das complicações que podem ser causadas por lesões por pressão, faz-se necessário o desenvolvimento de atividades que possam contribuir para o cuidado e processo de cura das mesmas. Os cuidadores e familiares de pacientes nestas condições encontram-se leigos de técnicas, cuidados e prevenção, e desconhecem, em sua maioria, o tratamento das lesões por pressão. Objetivo: O projeto teve como objetivo promover ações educativas aos cuidadores de pacientes portadores de lesão por pressão em uma Unidade Básica de Saúde de Coari-AM. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de uma atividade de projeto de extensão onde foi realizado palestras de cunho educativo aos cuidadores com enfoque na Prevenção e Educação, Estágios, Sinais de Infecção, Técnicas de curativos e Formas de Tratamento das úlceras por pressão, devendo estas ser aplicadas a todos os indivíduos vulneráveis em todos os grupos etários que estivessem em risco de desenvolver ou que já são portadores de lesões por pressão. Resultados: Os acadêmicos ministraram palestras socioeducativas que ocorreram durante um evento realizado na unidade, abrangendo cerca de 12 cuidadores. Através da ações educativas, familiares e cuidadores puderam se sentir mais aptos a cuidar com maior zelo de seus familiares fragilizados. Conclusão: A concretização desta atividade foi relevante para os acadêmicos de Enfermagem, uma vez que atividades de cunho preventivo e assistencial fazem parte de um instrumento eficaz de trabalho no decorrer da vida profissional de enfermeiros o que contribuirá para a qualidade de vida e promoção da saúde da população, além disso permite que ele tenha uma interação na comunidade em que ele está inserido, vivenciando na prática situações que antes só teria em teoria.