Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO EXAME CLÍNICO OBJETIVO ESTRUTURADO (OSCE) – RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
PAULO PHILIP DE ABREU GONZAGA
Autores:
- Beatriz Graça de Araújo
- Ester Alves de Oliveira
- Lowisa Consentini Garcia
- Victor Nei Vasconcelos Monteiro
- Iracema da Silva Nogueira
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Com a finalidade de proporcionar os princípios de um progresso nos aspectos acadêmicos, principalmente na área da saúde, em 1975, foi criado o Exame Clínico Objetivo e Estruturado, do inglês, Objective Structured Clinical Examination - OSCE, que permite, no âmbito da academia, aproximar a relação existente entre os conceitos de avaliação e a aprendizagem. Nesse contexto, é importante a incorporação tecnológica eficaz, que proporcione a construção de uma educação crítica-reflexiva, com aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes que tornem os estudantes capazes de atuar nas práticas hospitalares. Objetivo: Relatar a experiência de promoção do processo de ensino-aprendizagem obtida a partir do treino de habilidades e atitudes por meio do método OSCE, na disciplina de Psicologia Aplicada à Saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, que se refere à promoção do processo de ensino-aprendizagem através do método OSCE na referida disciplina, desenvolvido no segundo semestre de 2017, com acadêmicos do 4° período do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), desenvolvido no Laboratório de Habilidades e Simulação (LAHSIM) da referida Universidade. Resultados: Através do OSCE, o acadêmico se depara com situações que exijam um controle de suas emoções, permitindo o treino desses futuros profissionais para dar as informações necessárias e a devida assistência ao paciente necessitado, realizando o reconhecimento das principais necessidades desses indivíduos, incentivando no aluno uma maior responsabilidade, pensamento crítico e aprimoramento da sua rapidez na solução de problemas, podendo reavaliar e consertar os possíveis erros, sem a possibilidade de oferecer risco ou desconforto aos pacientes, já que se trata de uma simulação, o que é de grande valia já que na realidade que nos cabe não há espaço para erros. Conclusão: Considera-se o OSCE de grande importância no processo dinâmico de ensino-aprendizagem, além de se mostrar um eficiente método avaliativo. As atividades desenvolvidas contribuíram de forma significativa e positiva para a formação acadêmica dos futuros profissionais de enfermagem, já que eles poderiam vivenciar e praticar uma experiência ainda no âmbito acadêmico, tornando-o mais preparado e crítico desde a graduação.