Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
A VIVÊNCIA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA EM UMA INSTITUIÇÃO DE BELÉM-PA
Relatoria:
CRISLEN DE MELO CONCEICAO
Autores:
- JEAN VITOR SILVA FERREIRA
- HELITON MATOS DA SILVA
- HELLEN DE JESUS SILVA PIMENTEL
- Taís dos Passos Sagica
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O Programa Saúde na Escola (PSE), instituído em 2007 pelo Decreto nº 6.286, resulta do trabalho integrado dos Ministérios da Saúde e Educação, visando ampliar as ações específicas de saúde aos alunos da rede pública de ensino. Este enfatiza que a vigilância em saúde na escola é de responsabilidade das equipes de Saúde da Família (ESF), às quais compete realizar periodicamente a avaliação das condições de saúde da população, integradas com a escola e as Redes de Atenção. Neste contexto, a enfermagem participa ativamente no planejamento de ações e identificação dos casos de maior risco à saúde. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem da Universidade Federal do Pará durante ações do Programa Saúde na Escola em uma instituição de ensino de Belém-PA. Metodologia: Trata-se de estudo do tipo relato de experiência, vivenciado em uma instituição de Ensino Infantil e Fundamental no município de Belém-PA, na qual foi realizada uma ação da ESF do bairro Condor, a fim de efetivar as competências do PSE. Esta foi realizada por enfermeiros e agentes comunitários de saúde, com auxílio dos acadêmicos. A ação voltou-se a prevenção da hanseníase mediante a busca-ativa de lesões sugestivas da doença, por meio de fichas de avaliação prévia, educação em saúde e exame dermatoneurológico. Resultados: Foi possível efetivar as ações de prevenção relacionadas a doença por meio do PSE. Outrossim, a experiência possibilitou aos acadêmicos conhecer um ambiente pouco vislumbrado na graduação e identifica-lo como referência para o desenvolvimento de práticas voltadas a educação em saúde. E principalmente caracterizar o papel do enfermeiro como coordenador do cuidado e articulador das ações em saúde no ambiente escolar. Conclusão: Portanto, a cultura escolar configura e é instituinte de práticas socioculturais, sendo um ambiente fundamental para o controle das condições de saúde e qualidade de vida. É dentro desse enfoque que se entende e se justifica o PSE inserido e integrado no cotidiano. Neste interim, faz-se necessária a inserção dos acadêmicos de enfermagem neste ambiente para possibilitar a formação voltada à atenção integral da população.