LogoCofen
Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE UMA LIGA ACADÊMICA DO TRAUMA E EMERGÊNCIA
Relatoria:
MICHELLE VENÂNCIO HONG
Autores:
  • Daniel Augusto da Silva
  • Lucio Henrique D'avila Moreira
  • Rosângela Gonçalves da Silva
  • Caroline Lourenço de Almeida
  • Verusca Kelly Capellini
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Na lógica do mercado capitalista de trabalho contemporâneo, tem ocorrido a exigência de profissionais críticos, reflexivos, competentes, com base científica, capacidade de inovação e poder de ação. A isto, é implicada necessidade da busca e adoção de novas estratégias na formação do aluno no ensino superior, de modo a oferecer a este, o conhecimento necessário para a sua atuação e que sejam capazes de responder a complexas exigências e constantes desafios. Uma proposta para responder a essa lacuna compreende as Ligas Acadêmicas, projetos de extensão que promovem a articulação dos saberes, e tem sido uma estratégia empregada pelas Instituições de Ensino. Desta forma, este relato de experiência tem como objetivo relatar a criação e implantação do projeto de extensão intitulado: FEMA ETHOS – Liga do Trauma e Emergência, vinculado ao curso de graduação em Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis. Trata-se de um relato de experiência acerca da criação e implantação do projeto de extensão Liga Acadêmica do Trauma e Emergência, direcionado aos estudantes universitários do curso de Enfermagem na Fundação Educacional do Município de Assis. Este relato foi divido em capítulos, contendo a idealização e os processos de construção da Liga Acadêmica, as vivências e atividades realizadas e as contribuições proporcionadas para estudantes, professores e comunidade. A criação da Liga Acadêmica do Trauma e Emergência partiu da necessidade, observada por professores e alunos, de formação específica na temática do atendimento em urgência e emergência, tanto no contexto pré-hospitalar como no contexto hospitalar. As atividades compreendem reuniões administrativas e atividades educativas, que incluem cursos de capacitação teóricos e práticos, direcionados aos integrantes da liga ou à comunidade. Para todas as atividades da liga acadêmica, os integrantes são incentivados e estimulados à participação ativa, assumindo papel de liderança, organização e execução. A inserção da Liga Acadêmica do Trauma e Emergência na graduação em Enfermagem mostrou-se uma importante tecnologia para contribuição do ensino, de modo que possibilita a formação de profissionais críticos, reflexivos e sensibilizados com a temática.