Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
O ENSINO DE GERÊNCIA E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM ENFERMAGEM NA GRADUAÇÃO: REVISÃO DE LITERATURA
Relatoria:
ADRIANA LUIZ SARTORETO MAFRA
Autores:
- Adriana Luiz Sartoreto Mafra
- Edirlei Machado dos Santos
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Diante de um mundo globalizado, fomentado pela oferta de novas tecnologias de comunicação, de aparelhos eletrônicos e com inovações nos processos de trabalho e nas relações inter-profissionais, torna-se indispensável a ocorrência de mudanças no ensino, considerando as diversas áreas de atuação em especial a área de saúde. Acredita-se que para o enfermeiro ter suas ações viabilizadas eles devem se utilizar de um conjunto de instrumentos, como o planejamento, a supervisão, a avaliação, o dimensionamento de pessoal, a educação permanente e atividades que permitam o gerenciamento do cuidado e da unidade com a finalidade de proporcionar uma assistência de qualidade e um ambiente de trabalho seguro e adequado. Portanto, o enfermeiro que executa atividades gerenciais necessita incorporar capacidades para operacionalizar suas ações diárias. Estas capacidades são adquiridas ao longo de sua formação acadêmica e são chamadas de competências. O presente estudo foi desenvolvido com o propósito de identificar e avaliar como vem sendo realizado o ensino de gerência dos serviços de enfermagem e como é desenvolvida a competência geral na graduação, fornecendo subsídios norteadores ao enfermeiro no âmbito da Gestão em Enfermagem, especialmente para os desafios lançados às suas competências gerenciais. Consiste em uma pesquisa de revisão bibliográfica. O levantamento bibliográfico foi realizado pela Internet, no banco de dados Lilacs e na Base de Dados Bibliográficos Especializada na Área de Enfermagem do Brasil. Os critérios utilizados para a seleção da amostra foram: artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais no período de 2000 a 2016, independentes do método de pesquisa utilizados. Foi possível observar que O cuidado de enfermagem consiste na essência da profissão e que as competências gerais propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação dos profissionais de saúde apontam suas interfaces com os saberes da Administração e da Enfermagem. Apesar de o tema ter tomado uma repercussão forte e um amplo espaço no mercado de trabalho, ainda existe uma dificuldade em definir com clareza as competências gerenciais do enfermeiro, mas as metas caminham para possibilidade de alcançarem melhores resultados correspondentes aos desafios da profissão e do mercado de trabalho.