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Anais - 20º CBCENF

Resumo

Título:
PROJETO INTEGRADOR COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE AOS DISCENTES DE ENFERMAGEM DO UNIPÊ
Relatoria:
JOACIL DOS SANTOS SILVA JUNIOR
Autores:
  • VANESSA DE LIMA SILVA
  • SANDRA MARINHO DE AZEVEDO SORAGE
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O projeto pedagógico do curso de Enfermagem do Unipê tem como foco a inserção do discente desde o primeiro período no campo de prática. Para ferramenta de inserção estratégia de integração de serviços parceiros de atenção e saúde, observando os componentes curriculares de cada período, foi implantado o projeto integrador, que é desenvolvido pelos alunos com base nos problemas encontrados nas visitas técnicas. Essa visita é a primeira etapa das quais compõe o projeto integrador. Tem como principal objetivo possibilitar aos discentes o desenvolvimento de competências e atitudes inerentes ao exercício profissional de futuros enfermeiros (as), potencializar e teorizar a realidade do serviço público de saúde e o dimensionamento de problemas relacionado com o processo de trabalho em enfermagem, identificar fatores sociais e culturais que contribui para a determinação do processo de saúde-doença valorizando assim o enfrentamento do problema na atenção básica de saúde. Mediante as visitas e problemas encontrados o discente desenvolve projetos resolutivos com base no Arco da problematização, fazendo assim com que o discente desde o início da graduação já comece a desenvolver o seu lado crítico enquanto futuro profissional mediador de conflitos. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência da análise das vivências dos acadêmicos durante as visitas técnicas realizadas no decorrer dos períodos letivos. RESULTADOS: Durante as visitas é possível adquirir conhecimentos proveitosos e valiosos para a nossa vivência como futuros profissionais competentes na nossa profissão. Os discentes observam a realidade do serviço e criam estratégias que possam mudar o atendimento/realidade diária dos serviços de saúde, seja criando projetos de capacitação aos profissionais das unidades ou levando educação em saúde aos pacientes. Dentro dessas visitas é possível também observar e acompanhar um pouco do dia a dia dos usuários e profissionais que ali estavam. CONCLUSÃO: Portanto, o encontro acadêmico com a realidade proporciona uma visão ampliada ao conhecimento e a realidade do campo da enfermagem, seu funcionamento, a dinâmica e a organização da unidade básica de saúde.