Anais - 20º CBCENF
Resumo
Título:
A VISÃO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM FACE AOS PROCEDIMENTOS REALIZADOS EM UNIDADE HOSPITALAR
Relatoria:
RAMANDA SENA GUIMARAES
Autores:
- Ramanda Sena Guimarães
- Gabriel Maia Batista
- Jean Lacier Ramos Caxeixa
- Tatiana Caroline Lima Lobato
- Valdenora Patrícia Rodrigues Macedo
Modalidade:
Pôster
Área:
Trabalho, Ética e Legislação profissional
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A formação de profissionais enfermeiros necessita de um ensino de qualidade, tendo como base o conhecimento técnico-científico eficaz para lhe dar competência e segurança para realizar as atividades assistenciais na prática do ambiente hospitalar, consequentemente, realiza-se assim, uma assistência de qualidade ao cliente. Desse modo, a disciplina de Semiologia e Semiotécnica I e II visa contribuir na formação de enfermeiros capazes para realizar as atividades assistenciais acerca do processo de enfermagem, aliando a teoria à prática respectivamente. Objetivo: Descrever relato de experiência apontando alguns procedimentos considerados de suma importância face a implementação na prática hospitalar. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por cinco alunos no decorrer das aulas práticas da disciplina de Semiologia e Semiotécnica II, realizado em Hospital Público na Região Norte do Brasil. Resultados: Com base nos relatos vivenciados pelos cinco estudantes de enfermagem, foi evidenciado que a partir de uma boa base teórico-científica na Semiologia e Semiotécnica I e a realização das práticas no laboratório de enfermagem consideradas de grande importância tais como punção venosa, aferição dos sinais vitais, administração de medicamentos e curativos de pequena e alta complexidade, serviram como subsídios para uma prática eficaz no ambiente hospitalar. Deste modo, a disciplina de Semiologia e Semiotécnica II é primordial para efetivação dos conhecimentos adquiridos para um bom desempenho do estudante e consequentemente, para sua formação profissional. Conclusão: A partir disso, podemos constatar que ao concluir a disciplina, o estudante entende a realidade do que consiste o cuidar, frente aos procedimentos que foram executados na prática laboratorial e aperfeiçoados na prática hospitalar, que possibilitaram alcançar e ultrapassar os desafios impostos, sempre executando as ações e cuidados de enfermagem visando a segurança do paciente. Evidenciando ainda o trabalho em equipe que foi essencial, e de suma importância no desenvolvimento da assistência de enfermagem e só trouxeram resultados positivos durante a prática hospitalar. Referências: POTTER, Patrícia A., PERRY, Anne G., Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.