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Anais - 20º CBCENF

Resumo

Título:
RODA DE CONVERSA COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA PARA REALIZAÇÃO DO EXAME ESPECULAR E COLETA PARA O PAPANICOLAU
Relatoria:
LUCAS EDUARDO SANTOS
Autores:
  • Andrey Oeiras Pedroso
  • Gabriela de Nazaré e Silva Dias
  • Heleson Rodrigues Miranda
  • Wanderson Renan Araújo Pinheiro
  • Priscila Valentim Favacho
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A roda de conversa possibilita uma aproximação entre os sujeitos participantes da atividade, provendo um clima de confiança entre os sujeitos para expor suas opiniões sobre o assunto. Levando essa atividade de roda de conversa para o preparo da mulher para a realização da coleta para o exame de Papanicolau e exame especular o trabalho teve como objetivo avaliar a aceitação da mulher na realização do exame após a realização de uma roda de conversa. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, realizado no período de outubro de 2016, com clientes de um Centro Saúde Escola Belém-PA. Utilizou-se a estratégia da roda de conversa abordando a importância da realização do exame, condutas e o procedimento de coleta. Resultados: O envolvimento das mulheres na roda de conversa foi bem explícita, muitas relataram o receio que tinham de realizar o exame, as mesmas desenvolveram credibilidade nos profissionais participantes da roda de conversa e dos realizadores do exame. Conclusão: Percebe-se que a realização da atividade proporcionou uma aproximação entre o profissional realizador do exame com os clientes da unidade, as mesmas após finalizar a atividade, relataram estar menos ansiosas e mais relaxadas para a realização do exame especular. Reafirmando assim a importância de aproximar o profissional com os clientes na realização de um procedimento invasivo para que haja uma relação de confiança, fazendo assim que o procedimento não se torne traumático para a mulher. Referências: GATTI, B. A. Grupo focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Brasília: Liber Livros, 2005.