LogoCofen
Anais - 20º CBCENF

Resumo

Título:
O USO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO TÉCNICA INOVADORA NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS
Relatoria:
LAILA MARIA FALCÃO NEVES
Autores:
  • TATIANE MELO SOARES
  • Clivesson Rodrigues do Rosário
  • Carla Caliane de Oliveira
  • Tamires Jesus Sousa
  • THIAGO FIEL DOS SANTOS
Modalidade:
Pôster
Área:
Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: No processo de ensino e aprendizagem é relevante o aprimoramento das modalidades metodológicas de ensino para substituir a memorização de informações pelo conhecimento pleno através de metodologias ativas. Sendo assim surge a simulação realística como técnica inovadora influenciada pela tecnologia para sustentar conhecimento científico e prático que irá subsidiar estudantes de enfermagem. Objetivo: Entender a simulação realística, através de publicações nacionais, como uma técnica inovadora na estratégia de ensino para o curso de enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, onde os dados foram coletados através da Biblioteca Virtual em Saúde por meio da busca de artigos indexados nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Índice Bibliográfico Español de Ciencias de la Salud (IBECS), de acordo com descritores: “Enfermagem”, “Simulação de paciente”, “Educação em enfermagem”. Os artigos selecionados atenderam aos critérios de inclusão: textos disponíveis, na íntegra, nas bases de escolha, publicados nos últimos 5 anos e disponíveis na língua portuguesa e espanhola; abordagem de aspectos relacionados com a temática. Os critérios de exclusão abrangeram: falta de abordagem da temática da simulação no cenário educacional e não compreender o período de busca determinado, sendo utilizados 05 artigos. Resultados: A inclusão desta técnica no processo de ensino e aprendizagem possibilita que o aluno vivencie um retrato real de um evento, para praticar, aprender e avaliar com o auxilio da tecnologia, por meio de robôs de alta fidelidade, bonecos estáticos com aparência real e aparelhos, a fim de treinar habilidades específicas. Conclusão: Esse Método favorece uma postura proativa dos discentes que fazem uso dessa ferramenta facilitadora, agregando, valores éticos, técnico e social ao profissional enfermeiro. Essa aproximação da realidade aumenta a capacidade de intervenção imediata da assistência após a identificação de um problema, em prol de melhores resultados terapêuticos.