Anais - 20º CBCENF
Resumo
Título:
SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA NO ENSINO DE ENFERMAGEM E SUA APLICABILIDADE NA PRÁTICA ASSISTENCIAL
Relatoria:
JAQUELINE DIÓGENES DA SILVA
Autores:
- Francisco Ariclene Oliveira
- Eduardo de Sousa Lyra
- Sara Marina de Oliveira Marques
- Petra Kelly Rabelo de Sousa Fernandes
- Yara de Oliveira Sampaio
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Semiologia é a investigação e o estudo dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente, centrados na realização do exame físico. A Semiotécnica diz respeito ao estudo e ensino da técnica e dos procedimentos necessários ao cuidar que sucedem ao exame físico. A disciplina apresenta como ementa o estudo, desenvolvimento e aprimoramento de habilidades e competências necessárias à capacidade de cuidar de pessoas, considerando conceitos e dimensões teórico-metodológicas, com base na investigação clínica por meio dos métodos propedêuticos clássicos. OBJETIVO: enfatizar a importância da disciplina Semiologia e Semiotécnica no ensino e sua aplicabilidade na prática assistencial de enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de revisão integrativa, de natureza descritiva. O delineamento operacional deste estudo ocorreu por meio das seguintes etapas: identificação do tema e seleção da questão de pesquisa; definição dos critérios de inclusão e exclusão; seleção das informações a serem extraídas dos estudos analisados (categorização dos estudos); análise e interpretação dos dados; avaliação dos estudos incluídos na revisão e apresentação do conhecimento. Para seleção dos estudos, realizou-se uma busca na biblioteca eletrônica SciELO, por publicações nacionais, no período de 2002 a de 2016, com os seguintes descritores: Cuidados Integrais de Saúde. Educação em Enfermagem. Enfermagem. RESULTADOS: A prática da disciplina Semiologia e Semiotécnica proporciona aos discentes o desenvolvimento de habilidades na execução de procedimentos teórico-práticos necessários à assistência de enfermagem. Ficou evidenciado que o exercício do exame físico passou a ser crucial no cotidiano da prática assistencial do enfermeiro. CONCLUSÃO: Assim, constatou-se que a implantação da disciplina Semiologia e Semiotécnica tem por objetivo melhorar a academia de enfermagem, utilizando-se de metodologia pedagógica ativa e abordagem construtiva, num contexto curricular novo, possibilitando ao graduando de Enfermagem competências e habilidades, como proatividade, criticidade e reflexão. REFERÊNCIAS: GELBCKE, F. L. et al. A práxis da enfermeira e a integralidade no cuidado. Enfermagem em Foco, v. 2, n. 2, p. 116-119, 2011. POSSO, M. B. S. Semiologia e semiotécnica de enfermagem. São Paulo: Atheneu, 2006. DESCRITORES: Cuidados Integrais de Saúde. Educação em Enfermagem. Enfermagem.