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Anais - 20º CBCENF

Resumo

Título:
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER: PERSPECTIVA DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM FRENTE AS ESCOLAS
Relatoria:
STEPHANIE MACIEL DE GOIS COSTA HOMEM
Autores:
  • DONIZETE VAGO DAHER
  • EMANUELE MENEZES CORREIA
  • RAFAELA ALVES BARBOSA
  • RAYANNE LEAL DIAS DA SILVA
  • RODRIGO ANTÔNIO MOREIRA TENÓRIO
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A violência doméstica contra a mulher rompe os direitos humanos e constitui na ação ou omissão que cause dano moral, sofrimento físico, sexual e psicológico, no âmbito da unidade de convívio contínuo, com ou sem vínculo familiar da mulher (BRASIL,2006). É de suma importância a apresentação do tema, nas escolas da Educação Básica, como objetivo específico alertar e estimular a não aceitação da violência doméstica, problematizando, combatendo e repudiando toda e qualquer agressão ao ser humano (BRASIL,2006). Objetivo: Apresentar a perspectiva do acadêmico de enfermagem na realização das Rodas de Conversa em escolas do município de Niterói. Metodologia: Esse trabalho é fruto de relato de experiência de uma atividade prática vivenciada pelos autores em escolas públicas no município de Niterói a partir do estágio curricular obrigatório. As apresentações foram realizadas nos meses de maio e junho de 2017, em duas escolas públicas, com turmas do ensino fundamental e médio da rede estadual de ensino. Os materiais utilizados foram slides e vídeos, com conteúdo disponibilizado, principalmente, pelo Ministério da Saúde e pela legislação vigente. Resultados: Os alunos relataram violência doméstica vivenciadas por eles e por pessoas próximas, envolvendo todos os tipos sendo elas a física, a psicológica e verbal. Sendo discutido os meios de ajuda para as vítimas e como funcionam no município. Conclusão: A discussão sobre a Violência doméstica contra a mulher, levou-nos a refletir e a trocar experiências científicas e empíricas enquanto futuros Enfermeiros. Percebe-se a necessidade de inserir a unidade básica de saúde dentro das escolas como apoio as vítimas de violência.