Anais - 20º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ALEITAMENTO MATERNO COM GESTANTES DA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
INDIRA SILVA DOS SANTOS
Autores:
- Taianny Amazonas Lopes
- Teniles Erika Vale de Oliveira
- Adriana da Silva Serra
- Josineide de Oliveira Novo França
- Gisele Reis Dias
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A educação em saúde, pela sua relevância, deve ser vista como uma ferramenta essencial à prevenção, e no cotidiano deve estar focada na melhoria das condições de vida e de saúde das populações (OLIVEIRA; GONÇALVES, 2004). OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem no estágio da disciplina de saúde coletiva II á luz da educação em saúde. MÉTODO: As atividades relacionadas a educação em saúde com gestantes aconteceram no dia da semana destinado ao atendimento do pré-natal, desta forma o espaço físico onde as gestantes e acompanhantes aguardavam para a consulta foi visto como um ambiente ideal para a troca de experiências.1) as grávidas foram instigadas a relatar o que conheciam sobre o aleitamento materno.2) Foi utilizado um flipchart ilustrado como recurso didático, contendo informações sobre características do leite, os benéficios do aleitamento materno, alimentação favorável à produção do leite, demanda livre para a criança, desmitificação de conceitos como o do ‘leite fraco’, transmissão de doenças via ‘amas de leite’, posições para amamentar, prevenção de mastites e armazenamento correto do leite e exclusividade da amamentação até os primeiros 6 meses de vida. 3) Distribuição e explanação de folders do Ministério da Saúde contendo os 10 passos do aleitamento materno. RESULTADOS: As gestantes multíparas foram as que mais contribuíram com a atividade, pois já tinham conhecimento do tema, no entanto se mostraram surpresas em relação a informações mais específicas como posições diferentes de amamentar e características do leite. As primíparas mostraram mais tímidas, contudo, a dúvida mais recorrente foi a respeito da pega do bebê e o que fazer para o leite não ‘empedrar.’ Participaram das atividades gestantes, cônjuges, outros acompanhantes e as Agentes Comunitárias de Saúde. CONCLUSÃO: A educação em saúde é uma ferramenta primordial no exercício da enfermagem, se faz necessário esta prática junto à comunidade, seja ela composta por momentos coletivos ou individuais, e cabe ao profissional dispor de estratégias de ensino e recursos pedagógicos criativos e atraentes que instiguem a participação dos indivíduos no reconhecimento e mudança de suas atitudes, fato que pode influenciar de maneira decisiva em sua saúde. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: OLIVEIRA, H.M.; GONÇALVES, M.J.F. EDUCAÇÃO EM SAÚDE: Uma experiência transformadora. Rev Bras Enferm, Brasília, 2004.