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Anais - 20º CBCENF

Resumo

Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE ATRAVÉS DO LÚDICO PARA ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA: GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA
Relatoria:
RISANGELA PATRICIA DE FREITAS PANTOJA
Autores:
  • LEONARDO SILVA DA COSTA
  • ADRIANA BORGES MELO
  • MARCOS DA SILVA TRINDADE
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: No Brasil, estima-se que aproximadamente 20-25% do total de mulheres gestantes são adolescentes, apontando que uma em cada cinco gestantes são adolescentes entre 14 e 20 anos de idade (SANTOS JÚNIOR, 1999). Além disso, verifica-se que no Brasil, se assiste a um aumento do número de adolescentes que engravidam. Ao contrário do que acontece no restante dos países ocidentais, nos quais tende a ocorrer uma diminuição na ocorrência deste evento (Pesquisa GRAVAD, 2006). Objetivos: Sensibilizar e esclarecer de maneira lúdica e participativa os adolescentes a respeito da gravidez na adolescência e desta forma avaliar o grau de conhecimento dos mesmos a cerca do tema abordado. Metodologia: Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa do tipo relato de experiência. O estudo foi realizado com adolescentes, estudantes de uma escola pública estadual de Belém do Pará. A escola faz parte do campo de atuação do projeto de extensão: Educação em saúde para adolescentes na Escola da Universidade Federal do Pará (UFPA). Resultados: Durante a atividade foi exibido um documentário da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro sobre a gravidez na adolescência. Os adolescentes assistiram ao documentário e em seguida foi realizada uma dinâmica com um balão cheio de ar que foi sendo passado de mão em mão ao som de uma música. Dessa forma, quando a música parava de tocar quem estivesse de posse do balão deveria colocar o balão em baixo de sua camiseta para simbolizar que estava grávido. Assim, o mesmo tinha que responder a uma pergunta sobre os possíveis agravos que uma gravidez na adolescência poderia causar a si tanto no aspecto biológico quanto no aspecto psicológico e social. Após cada pergunta e resposta, todos os adolescentes eram convidados a participar do debate a cerca do assunto e de maneira espontânea apresentavam suas opiniões. Conclusão: A ação realizada com o uso do audiovisual através do documentário e de maneira lúdica despertou uma maior interação dos adolescentes. A música foi muito importante para tornar o ambiente ainda mais alegre e agradável para os adolescentes. Sendo assim, identificamos um bom nível de conhecimento sobre a gravidez na adolescência e algumas adolescentes em meio à timidez resolveram expor que já haviam engravidado, entretanto outras relataram conhecer uma amiga adolescente que estava grávida.