Anais - 20º CBCENF
Resumo
Título:
CONSTRUÇÃO DE UMA CARTILHA EDUCATIVA PARA PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO
Relatoria:
JAQUELINE DIÓGENES DA SILVA
Autores:
- Felipe Silva Santos
- Rayane de Sousa Batista
- Yara de Oliveira Sampaio
- Natasha Marques Frota
Modalidade:
Pôster
Área:
Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: Lesão por pressão (LPP) é uma lesão da pele e/ou tecido subjacente, geralmente sobre uma proeminência óssea. As LPP causam danos consideráveis aos pacientes, dificultando o processo de recuperação funcional, frequentemente causando dor e levando ao desenvolvimento de infecções graves, onde também têm sido associadas a internações prolongadas, sepse e mortalidade. OBJETIVOS: Construir uma cartilha educativa para prevenção de Lesão por Pressão. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa metodológica, desenvolvida por acadêmicas no período de março a julho de 2017. Para o presente estudo foi desenvolvido um instrumento, que se trata de uma cartilha educativa com orientações sobre as LPP, voltado aos pacientes e acompanhantes durante atividades educativas em um hospital no município de Fortaleza-Ce. A construção da cartilha constitui-se em duas etapas, inicialmente fez-se um estudo bibliográfico para a identificação de trabalhos relacionados ao tema pertinente e, por fim, foi realizada a confecção da tecnologia educativa na modalidade impressa. RESULTADOS: A partir do levantamento bibliográfico, foram elaborados os textos, buscando-se que fossem escritos de forma clara e sucinta, com o objetivo de alcançar uma linguagem acessível a toda clientela. Posteriormente foi consultado um especialista em desenho para confeccionar as ilustrações de modo atrativo, de fácil compreensão e condizente com o público alvo. A cartilha foi contextualizada com informações de fácil entendimento compostas por doze páginas ilustradas e organizadas de maneira que abrangesse os principais enfoques sobre as LPP. CONCLUSÃO: O enfermeiro é um profissional que precisa se inserir em atividades de educação em saúde, para aumentar a resolutividade das necessidades da população, através de novas tecnologias de ensino que proporcionam melhor compreensão dos temas abordados. A principal proposta da criação desta cartilha foi a de ampliar o potencial dos pacientes em promover sua saúde, e garantir uma melhor compreensão sobre as questões que envolvem as LPP. REFERÊNCIAS: POTT, F.S. et al. Algoritmo de prevenção e tratamento de úlcera por pressão. Cogitare Enferm.v.18, n. 2, p. 238-44, 2013. SOUSA, E. C. Tecnologias leves envolvidas no trabalho em Enfermagem: revisão bibliográfica. 2011. 41f. Monografia (especialização) - Departamento de Saúde Coletiva, Fundação Oswaldo Cruz, Recife, 2011. DESCRITORES: Lesão por Pressão; Educação em Saúde; Enfermagem.