Anais - 20º CBCENF
Resumo
Título:
TEMPESTADE DE IDÉIAS COM ADOLESCENTES: INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
Relatoria:
MARIA BETINA LEITE DE LIMA
Autores:
- Kenia Caceres Souza
- Marlize da Rosa Oliveira
- Michele Ribeiro de Oliveira Gonçalves
- Plyscilla Seeymour Barbieri Naide
- Ariane Calixto de Oliveira
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O período que compreende a adolescência é considerado uma fase crítica na vida de um indivíduo, porque envolve a transição da infância para a vida adulta, abrange transformações físicas, sociológicas e psicológicas, de modo a definir a sua identidade sexual, profissional e os valores sociais (DAVIM et al., 2009). O adolescente vivência intensas modificações, desenvolve curiosidades, experimenta inúmeras situações, o que promove uma situação de vulnerabilidade frente ao cenário, principalmente relacionado à questão da sexualidade (AMORAS et al., 2015). Na atualidade o índice de novas Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) ocorre principalmente na adolescência, por isso é imprescindível abordar a temática sobre sexualidade com essa população (TAQUETTE, 2013). No âmbito da saúde, o profissional enfermeiro tem papel de destaque, pois compreende as particularidades vividas durante a mudança da faixa etária, de forma a auxiliar os adolescentes a experimentar a sexualidade de maneira segura e consciente, e ações educativas são instrumentos essenciais (FLORA et al., 2013). Objetivo: Promover o método tempestade de idéias a respeito de IST. Metodologia: Trata – se de um relato de experiência sobre uma ação realizada por sete discentes do 8° semestre, do curso Enfermagem, desenvolvida em determinada escola de ensino fundamental da cidade de Campo Grande - MS, por meio da realização de uma tempestade idéias, com utilização da lousa e realização de dinâmica. No decorrer da atividade os alunos foram divididos em dois grupos, posteriormente cada equipe explanou a respeito de Sífilis, Tricomonas, Gonorréia, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e HPV, de modo que fosse possível observar o conhecimento prévio dos estudantes. Enquanto isso era criado à tempestade de idéias, que foi finalizada pelas discentes, além disso, as mesmas falaram a respeito de cada IST, para complementar os tópicos que não foram abordados e realizam uma dinâmica para demonstrar a importância de utilizar o preservativo. Resultados: Os adolescentes aderiram à ação, participando de forma efetiva, de maneira a aproveitar a ocasião para esclarecer suas dúvidas e aprender sobre as IST. Conclusão: Devido à realização da ação conclui-se que é imprescindível abordar o tema sexualidade por meio de ação educativa, de modo a esclarecer as dúvidas dos adolescentes, assim como ofertar um momento de aprendizagem, demonstrar que é possível exercer a sexualidade com segurança e promover a saúde.