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Anais - 20º CBCENF

Resumo

Título:
A EXPERIENCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM NO MONITORAMENTO DE CAMPO DA PLATAFORMA TELESSAÚDE NÚCLEO PARÁ
Relatoria:
GIOVANA KARINA LIMA ROLIM
Autores:
  • ANA CAROLINA AYAMI YOSHIOKA FRAZÃO
  • LUANA TAINÁ LIMA AMORIM
  • SAMANTHA MODESTO DE ALMEIDA
  • CLEIDE MARA FONSECA PARACAMPOS
  • EMANUEL DE JESUS SOARES DE SOUSA
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O Telessaúde consiste no uso das modernas tecnologias da informação e comunicação para atividades à distância relacionadas à saúde nos níveis: primário, secundário e terciário. Este programa visa apoiar a prática assistencial e o processo de educação permanente dos profissionais da atenção básica, no intuito de melhorar a qualidade dos atendimentos ofertados pelo Sistema Único de Saúde. As atividades do programa são desenvolvidas pelos Núcleos de Telessaúde, responsáveis por oferecer serviços como: teleconsultorias, telediagnóstico, tele-educação e segunda opinião formativa. OBJETIVO: Descrever as atividades desenvolvidas pelo monitoramento de Campo da Plataforma Nacional Telessaúde Brasil Redes do Núcleo Pará. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, desenvolvido no Núcleo de Telessaúde do estado do Pará, este é responsável pelo monitoramento de 13 centros regionais de saúde. Nesse sentido, faz-se necessário haver o controle e registro das atividades realizadas pelo núcleo e esse papel é desempenhado pelas monitoras de campo. RESULTADOS: Através do Telessaúde, é possível integrar o processo de comunicação entre os serviços e as equipes das 13 regionais e assim expandir as ações de saúde a municípios mais distantes, bem como diminuir o número de deslocamentos desnecessários e contribuir para a formação profissional por meio da educação continuada. Além de enriquecer as experiencias teórico-práticas das acadêmicas. CONCLUSÃO: Neste sentindo, o trabalho de monitoramento de campo faz-se necessário, visto que busca realizar a organização do fluxo de atendimento das consultorias em saúde via plataforma, possibilitando maior resolutividade na atenção primária em saúde, além de contribuir para o aprendizado das acadêmicas de enfermagem e promover experiências exitosas quanto ao uso de tecnologias em saúde para a manutenção da saúde dos usuários do Sistema.