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Anais - 20º CBCENF

Resumo

Título:
PRÁTICAS EDUCATIVAS COM PORTADORES DE DIABETES MELLITUS - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
ISABELE PACHECO BARROS
Autores:
  • Higor Nascimento Pereira
  • Altair Seabra de Farias
  • Alessandra Cristina da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: o diabetes mellitus (DM) caracteriza-se por um transtorno metabólico, evidenciado por distúrbios de proteínas, gorduras, carboidratos e hiperglicemia, provenientes de deficiências na secreção e/ou funcionamento da insulina (BRASIL, 2013). Objetivo: descrever a experiência acadêmica de ações em práticas educativas durante a disciplina de semiologia e semiotécnica em enfermagem, em uma unidade hospitalar de Manaus (AM). Metodologia: Trata-se de um relato de experiência das ações desenvolvidas com pacientes e acompanhantes em uma enfermaria de clínica médica de um hospital público de Manaus (AM) no período de maio a junho de 2017. Resultados: para a discussão do assunto utilizaram-se técnicas e recursos didáticos, tais como folders, exibição de imagens em cartazes e exposição dialogada coletiva. Foi abordado com os pacientes e acompanhantes informações sobre os estágios da DM, prevenção, diagnóstico, fatores agravantes e tratamento. Dessa forma, a educação em saúde pode promover mudanças no estilo de vida dos pacientes, influenciando na evolução clínica e minimizando custos hospitalares (SOUSA, 2010). Conclusão: observou-se na vivência hospitalar a indisponibilidade de informações aos pacientes e acompanhantes referentes à construção do autocuidado consciente referente a DM, visando o controle metabólico e a necessidade da capacitação da equipe multidisciplinar para práticas de educação em saúde, pois a maioria das ações produzidas encontram-se até então com objetivo tecnicista e reducionista.