Anais - 20º CBCENF
Resumo
Título:
AÇÃO EDUCATIVA EM SAÚDE COM CRIANÇAS EM UMA CRECHE
Relatoria:
AMANDA ESPÍNDOLA QUEIROZ
Autores:
- Alex Sander Cardoso de Souza Vieira
- Cássia de Paula Pires
- Ana Maria de Souza Matozo
- Camila Santos Prieto
- Priscila Maria Marcheti Fiorin
Modalidade:
Pôster
Área:
Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO:A educação em saúde visa à promoção da saúde e prevenção de agravos, no qual a interação da enfermagem com Creches, proporciona medidas educativas e preventivas. Assim, o ensino através da aprendizagem lúdica pode ser apontado como forma de interação e ajuda no engajamento e processo de aprendizagem, pois a mesma transmitirá o conhecimento auxiliando no interesse e motivação do conteúdo apresentado através do teatro, onde esse aprendizado ocorre dentro do mundo da criança. OBJETIVO: Ensinar crianças sobre a importância da higiene corporal, bucal, lavagens das mãos e manejo inadequado do lixo como causa das doenças como a Dengue, Chikungunya e Zyka vírus. METODOLOGIA:Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, onde realizou-se uma educação em saúde com exposição lúdica através de teatro com fantoches, música e dança nas quais retratavam a importância dos cuidados da higiene na infância, além de orientar as medidas de combate contra a proliferação do Aedes aegypti, realizada em uma Creche na cidade de Campo Grande/MS. RESULTADOS: A apresentação contou com 68 crianças na faixa etária de 2 a 5 anos de idade que foram dispostos sentados, onde os mesmos foram expectadores de uma peça teatral que continha dois personagens que dialogavam entre si e interagia com as crianças. Suas falas eram complementadas com canções e danças temáticas, com o intuito de demonstrar e orientar as crianças sobre a importância da higiene. No final da apresentação os personagens do teatro abordaram o assunto referente ao manejo inadequado do lixo e sua contribuição para o aumento de causas de doenças geradas pelo Aedes aegypti. Assim, a enfermeira da UBS finalizou a ação reforçando quanto às intervenções no ambiente familiar da criança. Percebeu-se a participação ativa das crianças, além dessa experiência proporcionar conhecimento e aprendizagem a elas, onde as mesmas relatavam sobre o cuidado da higiene quando questionadas. CONCLUSÃO: Essa vivência proporcionou o desenvolvimento de aptidões quanto à organização e planejamento de ação. Além disso, a forma interativa do trabalho contribuiu para o resultado, considerando que é na fase infante que eles estão aptos a aprender e disseminar o conhecimento adquirido. A ação em saúde realizada com este público alvo e nesta faixa etária serve de subsídios para a construção de novos projetos e trabalhos com a finalidade de atingir mudanças futuras em saúde.