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Anais - 20º CBCENF

Resumo

Título:
VIGILÂNCIA EM SAÚDE: O OLHAR DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
Relatoria:
Zanandrea Bianca Sena Mota
Autores:
  • ESRON SOARES CARVALHO ROCHA
  • PATRICIA DA COSTA FRANCO
  • SARA NOGUEIRA SAMPAIO
  • LAURA RAQUEL TEIXEIRA DE OLIVEIRA
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Vigilância em Saúde está relacionada à observação e análise permanente da situação de saúde da população, onde um conjunto de ações é articulado e destinado a controlar determinantes, riscos e danos à saúde das pessoas que vivem em determinados territórios, garantindo a integralidade da atenção no individual e no coletivo (BRASIL, 2010). OBJETIVO: Descrever os cenários de atuação da vigilância em saúde no que ser a promoção e proteção à saúde do indivíduo e comunidade. METODOLOGIA: Trata-se de um relato experiência de acadêmicas do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) sobre a disciplina de Vigilância em Saúde realizada no 8º período do curso. Esta foi desenvolvida em dois momentos: teoria que compunha de aulas de forma expositiva dialogada e conferências com especialistas nas áreas de vigilância em saúde e prática em forma de visitas técnicas em instituições que atuam no campo da vigilância em saúde. RESULTADO: O desenvolvimento da disciplina deu-se de forma positiva, visto que tivemos a oportunidade da articulação do conhecimento teórico-prático, possibilitando a compreensão dos princípios do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde no âmbito do SUS, e as realizações das ações de promoção e proteção da saúde, compreendendo assim as bases legais da atuação profissional nos seus diversos cenários de maneira eficaz e em sua singularidade, contudo foi visto que a vigilância em saúde como um todo carece de uma articulação mais sólida entre suas áreas de atuação, devendo possuir uma visão holística e não fragmentada do indivíduo e o contexto em que se encontra inserido. CONCLUSÃO: Verificou-se a importância da disciplina na grade curricular de enfermagem, pois a mesma promoveu capacitação e envolvimento dos acadêmicos na busca de conhecimento prático e teórico para o desempenho das ações de vigilância em saúde com vista na atuação da promoção e proteção da saúde do indivíduo e da coletividade. REFERÊNCIAS: BRASIL. Ministério da Saúde. Série B. Textos Básicos de Saúde, Série Pactos pela Saúde 2006- Brasília, 1º Ed- 2010.