Anais - 20º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE RODAS DE CONVERSA NA COMUNIDADE ASSURINI
Relatoria:
JULIANA FERNANDES DE SOUZA
Autores:
- VIVIANE FERRAZ FERREIRA DE AGUIAR
- LUCIANY LOPESDA SILVA
- STPHANIE GRACE RODRIGUES DOS SANTOS
- DRIELE CAROLINE NORONHA GOMES
- ANA KELE BARBOSA PINHEIRO
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Vivências são importantes dispositivos que permitem aos graduandos experimentarem um novo espaço de aprendizagem no próprio cotidiano de trabalho das organizações e serviços de saúde, possibilitando a formação de profissionais comprometidos tanto na ética, quanto politicamente com as necessidades de saúde da população, dentro desse contexto foi realizada uma ação social com atendimento multiprofissional a população indígena. OBJETIVO: Relatar experiências vivenciadas por graduandos de enfermagem em âmbito da realidade do SUS, em uma a comunidade indígena Assuruni estimulando e aflorando o senso ético, crítico e sensível da realidade. METODOLOGIA: Estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, realizado no período de 11 a 17 de dezembro de 2016, com 11 estudantes e 1 facilitador na comunidade indígena Assurini na cidade de Tucuruí no estado do Pará, onde foi realizada durante uma vivência pelo programa VERSUS, foram utilizadas atividades educativas referentes à promoção e prevenção da saúde, com foco na explicação sobre autocuidado, alimentação, assim como atendimento de enfermagem, fisioterapia, odontologia. RESULTADOS/DISCUSSÕES: Foram realizadas atividades educativas e atendimentos na comunidade indígena, abrangendo 58 pessoas entre adultos, mulheres, crianças e idosos. Os temas autocuidado e alimentação foram realizados a pedido da enfermeira da UBSI (Unidade Básica Saúde Indígena), ressaltando a importância de bons hábitos e de higiene assim como exames preventivos que foram trabalhados por meio de palestras, cartazes e vídeos, resultando na grande participação da população, bem como os atendimentos realizadas pela equipe fixando a didática da palestra resultando na grande participação da comunidade indígena, bem como na construção de um laço de confiança além do dialogo participativo da população. CONCLUSÃO: Por meio das atividades desenvolvidas, percebemos a importância do repasse de informações por meio da educação em saúde para população indígena no contexto do autocuidado e alimentação e prevenção.