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Anais - 20º CBCENF

Resumo

Título:
PROMOVENDO A SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ATRAVÉS DE AÇÕES EDUCATIVAS: UM RELATO DE EXPERÊNCIA
Relatoria:
CLAUDIA VICENTE DE OLIVEIRA
Autores:
  • Ana Tereza de Medeiros Fernandes
  • Marlene Pereira da Silva
  • Hellyda de Souza Bezerra
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: As práticas educativas em saúde para crianças e adolescentes são de extrema importância, pois incentivam discussões e oportunizam a aquisição de saberes que visam diminuir a incidência e o agravamento de doenças nessas fases da vida. OBJETIVO: Relatar uma ação de educação em saúde desenvolvida pelos discentes do curso de enfermagem, com crianças e adolescentes de uma comunidade carente. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, no qual os discentes do curso de enfermagem da FACISA/UFRN desenvolveram oficinas abordando as temáticas de sexualidade e anatomia do corpo humano, assim como sobre suas mudanças durante o processo de crescimento/desenvolvimento para os adolescentes. Para as crianças, a temática abordada foi apenas a anatomia e desenvolvimento do corpo. Foram utilizadas metodologias ativas e estratégias lúdicas, como fantoches, gincanas, quebra-cabeças quadro expositivo com métodos contraceptivos, exposição com peças sintéticas do sistema reprodutivo, demonstração do uso dos principais métodos de contracepção e distribuição de métodos de barreira para os adolescentes. RESULTADOS: Foi obtida a participação ativa deste público, no qual foi possível, com delicadeza, tratar de temas como puberdade, abuso, planejamento familiar, Infecções sexualmente transmissíveis, as formas de prevenção, e a procura do serviço para consultas e exames frequentes. CONCLUSÕES: A ação proporcionou um maior conhecimento e desenvolvimento para as crianças e adolescentes, que devido as condições econômicas e sociais, são desprovidas de conhecimentos básicos, como os abordados. Desta forma, disseminar este tipo de conhecimento, foi primordial tanto para os discentes, como para o público-alvo.