Anais - 20º CBCENF
Resumo
Título:
PET GRADUASUS-INTEGRAÇÃO FACISA EMCM/UFRN NA PROMOÇÃO EM SAÚDE NO INTERIOR DO RN
Relatoria:
CLAUDIA VICENTE DE OLIVEIRA
Autores:
- JOSÉ JAILSON DE ALMEIDA JÚNIOR
- DAMIÃO WELSON DE ARAÚJO
- MARIA APARECIDA PAULO DOS SANTOS
- LUCIANE PAULA BATISTA ARAUJO DE OLIVEIRA
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Relato de experiência durante o Programa de Educação para o Trabalho PET SAÚDE GraduaSUS, que incentiva docentes, discentes, e, profissionais dos serviços integrados ao SUS e SUAS do município de Santa Cruz/RN, atuarem de forma transdisciplinar e multiprofissional em atividades que contemplam as faces Gestão-Ensino-Atenção-Controle social. Objetivos gerais: Apresentar o desenvolvimento das atividades do primeiro ano do PET SAÚDE GraduaSUS na UFRN envolvendo FACISA e EMCM. Metodologia: Estabelecimento de diagnósticos dos serviços, análise das cadeias produtivas em macroprocesso; método PBL (Problem Based Learning); análise das Diretrizes curriculares Nacionais do curso de enfermagem (DCNs); estudos comparativos de Projetos Pedagógicos do curso (PPC) em diversas instituições; pesquisas sobre o perfil do egresso/competências para o exercício profissional da enfermagem e suas evidências durante a formação. Construção de grupo focal com a população geral através de temas geradores pelas pesquisas. Resultados e discussões: Nestes contextos, o projeto proporciona a análise crítico-reflexiva da formação em saúde, amplia os espaços de discussão sobre a gestão e o ensino, reconhece-se através do seu trabalho, é reconhecido pelos seus pares, e pela sua atuação representando-se socialmente, fortalecendo a Política Nacional de Educação Permanente para o Controle Social do SUS, expondo ainda, as necessidades para a construção de um ensino adequado à regionalização e sua realidade. Conclusão: Conclui-se então, que as atividades do programa corroboraram para práticas que aproximam cada vez mais os profissionais, discentes e docentes dos cursos da área da saúde para atuarem em conformidade com o SUS e seus princípios e diretrizes.Referências: Ceccim, Ricardo Burg ; Feuerwerker, Laura C. M. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 14(1):41- 65, 2004.