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Anais - 20º CBCENF

Resumo

Título:
ATITUDE E PRÁTICA PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE ACERCA DA LAVAGEM DAS MÃOS COM CRIANÇAS DE UMA COMUNIDADE
Relatoria:
LETÍCIA DE CARVALHO MAGALHÃES
Autores:
  • Isabelle Christine Chaves Brito
  • Tatiana Andrade Lagoas Franco
  • Maria Odete de Queiroz Lima Tavares
  • Anna Paula Sousa da Silva
  • Isabella Lima Barbosa
Modalidade:
Pôster
Área:
Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A higienização das mãos é uma medida importante a qual é reconhecida há muitos anos na prevenção e controle das infecções nos serviços de saúde, colocá-la em prática consiste em uma tarefa complexa e difícil. Estudos sobre o tema avaliam que a adesão dos profissionais à prática da higienização das mãos de forma constante e na rotina diária ainda é insuficiente. Dessa forma, é necessária uma especial atenção de gestores públicos, administradores dos serviços de saúde e educadores para o incentivo e a sensibilização do profissional de saúde à questão. OBJETIVO: Relatar a experiência na atitude e prática de lavagem das mãos dentro do contexto educacional para crianças de uma comunidade na periferia METODOLOGIA: Trata de um estudo descritivo do tipo relato de experiência realizado em uma ação de extensão do programa “Bons Vizinhos” em uma comunidade da periferia de Fortaleza-Ce, durante o mês de setembro de 2016. O mesmo caracteriza-se como atividade de compromisso social, ético e político conforme a portaria 5010/2016, por meio da vivência de atuação do estudante no campo da Saúde Coletiva. Embasado em revisão de literatura. RESULTADOS: O processo da técnica da lavagem das mãos contou com a participação de 20 crianças. Foram disponibilizadas ás crianças uma tecnologia bastante atrativa e colorida confeccionada por alunos da graduação de Enfermagem, no intuído de abordar de maneira lúdica as informações sobre a técnica da lavagem das mãos. Para facilitar a compreensão, foram feitas duas mãos de EVA, exemplificando a primeira cheia de bactérias coloridas e que faziam caretas, com a finalidade de mostrar uma imagem negativa, e a outra mão limpa e sem bactérias. Deste modo foi possível diferenciar e intensificar a proposta. As seguintes perguntas foram feitas as crianças: Como que você lava as mãos? Qual dessas mãos está mais bonita? O que você usa para lavar as mãos? Muitas não lavavam com sabão e todas não sabiam lavar as mãos corretamente. CONCLUSÃO: Foi notório a adesão da pratica da lavagem das mãos no cotidiano das crianças, algumas relataram que irão utilizar a técnica correta e sempre que necessário, nos devidos momentos que foram relatados durante nossa ação. Ao realizar esse tipo de educação em saúde, fica evidenciado que a prevenção primaria é a melhor opção para a promoção do autocuidado no processo saúde doença.