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Anais - 20º CBCENF

Resumo

Título:
RESSIGNIFICANDO O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA
Relatoria:
LUANDA DE MOURA MENDES
Autores:
  • Isabel Cristina Ribeiro Regazzi
  • Alana Vilela Burkhardt
  • Alexia de Souza Dias
  • Evelyn Cristina Quirino Saldanha
  • Maycon das Graças Drummond
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Saúde Mental e Atenção primária em saúde são contextos que se relacionam a partir de um elemento comum entre eles, a superação das limitações/dicotomia da abordagem e do cuidado ao individuo. O enfoque da saúde mental nos ambientes das Estratégias de Saúde da Família (ESF) é compreendido a partir de intervenções que já fazem parte do cotidiano do processo de trabalho das equipes de saúde, como a territorialização, vínculo, escuta qualificada e integralidade do cuidado. OBJETIVO: Descrever a experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem no processo de ensino-aprendizagem na prática de Saúde mental no município de Casimiro de Abreu/RJ durante o segundo semestre de 2016. METODOLOGIA: Trata-se de um Relato de experiência, que emergiu de uma disciplina de caráter teórico e prático, ofertada no 8º período do curso de graduação em enfermagem, denominada Habilidades profissionais na assistência em saúde mental e psiquiatria. O cenário se constituiu em uma ESF, localizada no município de Casimiro de Abreu/RJ. As atividades dos acadêmicos compreenderam três momentos: visitas domiciliares, sala de espera e ação educativa na escola. RESULTADOS: No decorrer do processo, foi possível compreender que a saúde mental não estava ligada somente aos aspectos da doença/patologia, mas, sobretudo em atuar na atenção básica sobre a ótica de possibilitar/promover condições melhores de vida e de saúde para a população. Na visita domiciliar, pode-se desconstruir algumas concepções e pré-conceitos dos acadêmicos sob o cuidado em saúde mental, proporcionando um olhar mais integral e humanizado ao usuário com sofrimento psíquico. Foram desenvolvidas duas salas de espera e uma atividade educativa, com usuários da unidade de saúde e com adolescentes de uma escola pertencente ao território da ESF, respectivamente. As temáticas foram: Transtornos alimentares, sexualidade, infecções sexualmente transmissíveis, crescimento/desenvolvimento e seus impactos na saúde mental. CONCLUSÃO: Configurou-se em um momento de compartilhamento experiências, troca de saberes e práticas cotidianas que refletem nas questões psíquicas. Essas vivências acadêmicas permitiram que os acadêmicos de enfermagem compreendessem a importância do cuidado em saúde mental no campo da saúde coletiva. Ao final da disciplina foi desenvolvido um diário etnográfico, proporcionando aos discentes uma abordagem crítica e reflexiva do aprendizado, das percepções subjetivas e experiências vivenciadas.